Missão bem sucedida. Perseverance já aterrou em Marte

COMPARTILHE!

Superados os “sete minutos de terror”, a fase final do processo, o rover Perseverance da NASA aterrou sem percalços e com sucesso na superfície do planeta vermelho, Marte. O momento da aterragem foi aplaudido pela equipe que dirigiu as operações.

A aterragem do Perseverance, uma missão não tripulada da Administração de Aeronáutica e Espaço (NASA), foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA na internet, desde as 16h15 em Brasília.

As operações estiveram sendo coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipe responsável pela coordenação da aterragem do Perseverance recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.

A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 17h48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorada ao segundo.

De referir que as amostras que o robô Perseverance recolher só vão chegar à Terra em 2031. Mas aqui estão já as primeiras imagens que chegam da superfície de Marte:

Reveja aqui o momento em que o Perseverance aterrou em Marte, uma missão há muito aguardada pelos EUA, depois da chegada das sondas dos Emirados Árabes Unidos e da China ao planeta.

E aqui toda a complexa operação da aproximação ao planeta, da entrada na atmosfera de Marte e da tão aguardada aterragem: