Carro autônomo: pesquisa nos EUA indica que apenas 14% confiam

COMPARTILHE!

Carro autônomo: pesquisa nos EUA indica que apenas 14% confiam

Uma pesquisa da American Automobile Association (AAA) apontou que os motoristas americanos têm medo dos carros autônomos, mas aprovam as tecnologias que surgem com esse sistema de direção automática.

A maior associação de condutores da América do Norte, com 60 milhões de membros nos EUA e Canadá, aproveitou o momento em que diversas marcas, empresas e startups testam carros que andam sozinhos em vias públicas do país.

Ela fez uma pesquisa para saber o que o motorista pensa em relação à condução autônoma e apenas 14% dos entrevistados disseram que confiam na tecnologia que permite ao carro assumir o controle.

O percentual é surpreendentemente baixo, uma vez que a condução autônoma tem um espaço promissor nos EUA, que lideram a corrida pelo carro autônomo, embora ainda não haja em sua legislação, a autorização plena ou parcial de uso, como no Japão.

Carro autônomo: pesquisa nos EUA indica que apenas 14% confiam

No levantamento da “Triple A”, 54% dos pesquisados indicaram não ter certeza se confiariam ou não suas vidas aos carros que dirigem sozinhos. Por fim, o que deve realmente preocupar os fabricantes de veículos, é que 32% dizem ter medo dessa tecnologia.

A condução autônoma basicamente enfrenta três desafios para alcançar a operação plena: tecnologia, legislação e o fator humano. O primeiro ainda não foi totalmente superado, mas os sistemas hoje apresentados já alcançam um nível de segurança surpreendente.

No segundo, apenas o Japão liberou o Honda Legend para um Nível 3 e os EUA permitem que se façam testes de carros autônomos em determinadas condições e estados. A questão é complicada, uma vez que a responsabilidade sobre um eventual acidente é de enorme preocupação para os governos.

Carro autônomo: pesquisa nos EUA indica que apenas 14% confiam

Em terceiro, a própria pesquisa já diz. A confiança do ser humano numa máquina que a conduz num ambiente hostil como é o trânsito urbano, ainda está longe do esperado. As ruas são bem mais complexas que a navegação aérea e marítima, por exemplo.

Ainda que poucos confiem no carro autônomo nos EUA, a pesquisa revelou que 80% dos entrevistados querem algumas das tecnologias que envolvem a condução autônoma, como controle de manutenção de faixa, frenagem de emergência automatizada e controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo.

Ou seja, as pessoas acham esses sistemas importantes, mas desde que o controle final esteja nas mãos do condutor. E você, confia na condução autônoma ou apenas prefere as tecnologias que a compõe?

[Fonte: Auto News]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Carro autônomo: pesquisa nos EUA indica que apenas 14% confiam é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More