Mini Jeep deverá mesmo usar plataforma CMP na Stellantis

COMPARTILHE!

Mini Jeep deverá mesmo usar plataforma CMP na Stellantis

O chamado “mini Jeep”, um SUV subcompacto abaixo do Renegade, terá mesmo a plataforma modular CMP da antiga PSA, segundo fontes do site Automotive News Europe.

Elas também revelaram que a produção será em Tychy, Polônia, indicando que a sucessão dos atuais Fiat 500 e Panda, será apoiada pela plataforma modular da Stellantis.

Como não foi projetada para ser uma base de tração 4×4, a CMP deve usar motor elétrico no eixo traseiro para permitir que o modelo da Jeep seja um “Trail Rated”.

Esse tipo de arranjo já ocorre nos irmãos maiores, no caso Renegade e Compass, vendidos na Europa. Com o 4Xe, o novo pequeno da marca americana também será feito na Índia e possivelmente no Brasil.

Na estrutura atual, ele seria feito em Porto Real para o mercado brasileiro, mas em julho de 2022, ele terá uma linha de montagem própria na Polônia.

Isso indica que a Fiat pode fazer o mesmo com Betim, onde se espera que tal modelo da Jeep seja feito. De qualquer forma, boa parte das plantas da Stellantis terá linhas de montagem da CMP.

Com motores Puretech (citados pelas fontes), o pequeno da Jeep deve chegar com tecnologias como MHEV, PHEV e até EV puro. Sem diesel, o jipinho será um projeto que permitirá que similares sejam feitos para Índia, Brasil e China.

As fontes ainda revelaram que o Jeep compacto será acompanhado por um SUV de mesmo porte da Fiat em julho de 2023, porém, entre eles, haverá um Alfa Romeo saindo da linha de montagem, em janeiro de 2023.

Outro detalhe é que a planta polonesa terá um aumento expressivo na capacidade, chegando mesmo a 400.000 carros com a CMP ao ano. Em 2009, a planta da Fiat alcançou 606.000 unidades produzidas de Fiat e Lancia.

Depois da troca de cadeiras na porta de abre, a Stellantis deve focar em SUVs de melhor valor agregado.

[Fonte: Auto News Europe]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Mini Jeep deverá mesmo usar plataforma CMP na Stellantis é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More