Tesla: surge temor de espionagem de motoristas usando câmera

COMPARTILHE!

Tesla: surge temor de espionagem de motoristas usando câmera

Uma lente está lá teto do carro e próximo do espelho interno. Mas, para que ela serve? Bom, aparentemente ela serve para monitorar o olhar do motorista e o movimento da cabeça do mesmo, quando estiver ativada. Contudo, alguns pensam diferente e imaginam isso como uma violação de privacidade.

A tal câmera de monitoramento do condutor foi apontada pela revista Consumer Reports. Ela descobriu que o sistema é desligado por padrão, porém, se o motorista ativar, ela monitorará seus movimentos ao volante, sendo isso uma medida da Tesla para investigação em caso de acidente.

Ela não só grava e capta imagens, mas também é ativada momentos antes de um potencial acidente. Isso é algo já visto nos dispositivos focados no exterior do carro, como da israelense Mobileye e semelhantes, como os usados pela JAC Motors no Brasil, por exemplo.

Nesse caso, eles gravam áudio também e ficaram bem populares na Rússia, registrando diversos acidentes, situações engraçadas e, como não poderia deixar de ser, as brigas de trânsito por lá…

Tesla: surge temor de espionagem de motoristas usando câmera

O recurso de câmera é importante no caso exterior para se apurar a culpabilidade em um acidente, como ocorre na Rússia, por exemplo, reduzindo assim o seguro ao ajudar a solucionar os acidentes.

Mas, quando o assunto é a Tesla, o nível de debate sobe um pouco mais (ou bem mais, se você preferir). O motivo é que a marca de Elon Musk já culpou motoristas por distração ao volante durante o uso do Auto Pilot e até Musk disse que usaria o recurso de câmera para eliminar motoristas imprudentes do Full Self-Driving.

No habitáculo, a câmera pode ser usada não exatamente para saber os motivos pelos quais o condutor bateu, mas para eximir a Tesla de culpa. Olhando para o outro lado, muitos clientes da marca também fazem a sua parte…

Especialistas dizem que a empresa pode usar os dados das câmeras ativadas para sua própria defesa, assim como disponibilizá-las para autoridades e a justiça na apuração de um acidente.

A questão é bem complexa, uma vez que a tendência é o uso dessa tecnologia para ampliar a segurança, contudo, outros fins podem ser verificados no processo.

China

Tesla: surge temor de espionagem de motoristas usando câmera

Para piorar o debate, coincidentemente ou não, o governo chinês proibiu membros do partido comunista e militares de usarem carros da Tesla, inclusive em áreas militares.

Como se sabe, os carros da Tesla monitoram o que se passa no entorno, dada uma função de segurança, que registra imagens do local onde o carro está, tendo mesmo flagrado vandalismo e tentativa de roubo.

Musk refutou a ideia de que seus carros são usados para espionagem na China e disse que “fecharia” a Tesla caso isso fosse comprovado. Nesse caso, os chineses falam das câmeras externas, que poderiam registrar imagens das instalações militares.

O motivo é que a tensão entre EUA e China aumenta após a era Trump, devido ao avanço do país asiático na esfera político-militar. Assim, a Tesla acabou envolvida no caso.

[Fonte: Consumer Reports via TTAC/Mundo Conectado]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Tesla: surge temor de espionagem de motoristas usando câmera é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More