Novo Sandero decepciona no Euro NCAP com 2 estrelas (vídeo)

COMPARTILHE!

Novo Sandero decepciona no Euro NCAP com 2 estrelas (vídeo)

Maior e (bem) mais largo que a geração anterior, o Novo Dacia Sandero surpreende pelo porte, mas decepcionou pela segurança no Euro NCAP, onde a marca romena “mostrou pouca ambição”, de acordo com o instituto.

Feito sobre a nova plataforma modular CMF-B da Renault-Nissan, o Novo Sandero tem largura de SUV médio, mas mantém seu porte pequeno. Em sua configuração padrão, o modelo foi testado pelo Euro NCAP na renomada ADAC e não foi bem.

Ele ganhou apenas 2 estrelas de um total de 5, como sabemos bem, registrando 70% de proteção de adultos e 72% para crianças, o que já estaria ruim para a proposta do compacto da Dacia.

Contudo, os números caíram para 41% em proteção de pedestre e 42% em sistema de assistência ao condutor, lembrando que o Novo Sandero estava equipado com detector de veículos, alerta de colisão e frenagem automática de emergência.

Novo Sandero decepciona no Euro NCAP com 2 estrelas (vídeo)

Mesmo assim, ele levou uma nota baixíssima, mas o Euro NCAP explica os motivos. Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, diz: “A segurança avançou e os maiores avanços agora estão sendo feitos com o uso de alta tecnologia para prevenir a ocorrência de acidentes. É claro que a Dacia encontrou seu mercado e está aderindo a ele, mas uma classificação de duas estrelas mostra pouca ambição, mesmo para um produto de baixo custo”.

Realmente, se formos comparar com alguns modelos de “baixo custo” na região, está bem ruim. Mas, Ratingen continua: “A decisão deles de não oferecer uma câmera [para o sistema ADAS] está claramente em descompasso com o mercado e decepcionante, pois a Dacia está ciente que seus carros em breve terão que cumprir o novo Regulamento Geral de Segurança.”

Se não fosse isso, o NCAP acredita que ele alcançaria 4 estrelas. Ainda assim, nem tudo são flores, pois, os resultados de proteção nem chegam perto de carros elétricos como ID.4 e Enyaq iV, que chegam a 90/89%, por exemplo. O Euro NCAP “os aplaude por oferecerem aos seus clientes o mais alto nível de segurança”. Ou seja, recado dado Renault…

© Noticias Automotivas. A notícia Novo Sandero decepciona no Euro NCAP com 2 estrelas (vídeo) é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More