Ceope realiza ação de conscientização sobre higienização correta das mãos

Ceope realiza ação de conscientização sobre higienização correta das mãos
COMPARTILHE!

Ceope realiza ação de conscientização sobre higienização correta das mãos

Ação envolveu os mais de 40 profissionais que seguem trabalhando presencialmente na unidade especializada


Ana Lazarini

| SES-MT

Hábito de higienização previne e reduz infecções – Foto por: Ascom SES-MT

Hábito de higienização previne e reduz infecções

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), unidade especializa gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), promoveu nesta quarta-feira (05.05) uma ação de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Como forma de reforçar a prática correta de higienização das mãos, foi distribuído kit com manual e frasco com álcool em gel 70% aos mais de 40 profissionais que seguem trabalhando presencialmente na unidade. Os frascos com álcool foram doados por uma empresa que presta serviços para o Centro Estadual.

A diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, esclarece que a ação envolveu desde os trabalhadores da limpeza e da recepção, que atuam no atendimento inicial dos pacientes, até os cirurgiões-dentistas.

“Sobre a importância da higienização das mãos, muita gente já sabe, mas é preciso aplicar a técnica correta. Então essa sensibilização foi no sentido de abordar o tempo e os intervalos corretos para a higienização das mãos, os movimentos que precisam ser feitos para que essa higienização seja efetiva”, explicou a gestora.

A enfermeira que atua no Ceope, Joelma Schuindt, também enfatizou que “o hábito de higienização previne e reduz infecções, promove a segurança do paciente, dos profissionais e dos demais usuários do sistema de saúde”.

Veja a imagem do passo a passo de como higienizar corretamente as mãos – seja com álcool 70% ou água e sabão.

De acordo com a diretora do Centro Estadual, todas as pessoas, independentemente de serem profissionais da saúde ou atuarem na área, devem ter o hábito de higienizar as mãos frequentemente.

“É muito importante que haja a higienização das mãos entre uma ação e outra. Às vezes você está até mesmo no computador e vai atender ao telefone, por exemplo, o ideal é que faça a higienização entre essas ações, que são rotineiras. A pandemia exige essa nossa atenção”, alertou a gestora do Ceope. 

Dia Mundial de Conscientização

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância desta prática de higiene na prevenção às infecções.

Para os profissionais da saúde, a OMS ainda estipula 5 momentos em que deve haver a higienização das mãos. Veja:

Momento 1 – antes de contato com o paciente;

Momento 2 – antes da realização de procedimento;

Momento 3 – após risco de exposição a fluidos biológicos;

Momento 4 – após contato com o paciente;

Momento 5 – após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente. Cuidando direta ou indiretamente do paciente.

Mais informações sobre a higienização correta das mãos podem ser acessadas nos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *