Estado promove limpeza na Transpantaneira para evitar incêndios no Pantanal

Estado promove limpeza na Transpantaneira para evitar incêndios no Pantanal
COMPARTILHE!

Estado promove limpeza na Transpantaneira para evitar incêndios no Pantanal

O resultado é o sucesso da política de prevenção aos incêndios do Governo do Estado, em parceria com ambientalistas da região, pantaneiros, e donos das pousadas


Suzana Ataide

| Sema-MT

Transpantaneira após limpeza das margens – Foto por: Assessoria

Transpantaneira após limpeza das margens

Após notificação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a limpeza de vegetação e aceiros preventivos estão sendo realizados por donos de propriedades da região da Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé (aproximadamente 100km de Cuiabá).

O entorno das pontes e margens da estrada também tiveram a vegetação removida por tratores, com apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O resultado é o sucesso da política de prevenção aos incêndios do Governo do Estado, em parceria com ambientalistas da região, pantaneiros, e donos de pousadas, e contribui principalmente para a preservação ambiental da região, promovendo a proteção aos animais silvestres da área e melhor fluxo da estrada Parque Transpantaneira.
 
A remoção de vegetação nas margens da estrada começou no dia 28 de maio, e será executada em toda a Rodovia MT-060, que cruza o Pantanal mato-grossense por quase 150 quilômetros de extensão, ligando a cidade de Poconé ao Distrito de Porto Jofre, nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas.
 
A limpeza antecipada da localizade é estratégica para evitar que focos de incêndio se alastrem no Pantanal durante a estiagem. Segundo Osvair de Miranda, gerente da Estrada Parque Transpantaneira há 12 anos, é a primeira vez que acontece uma ação assim na região.
 
“É uma ação importante para a preservação ambiental da Transpantaneira, sua vegetação, e que traz resultados positivos para todos. Foi uma ação muito bem aceita pelos pantaneiros”, afirma Miranda.

Ainda de acordo com o gerente da Estrada Parque Transpantaneira, já começaram os aceiros na região, para prevenir a passagem do fogo em caso de foco de calor. Também já foram enviadas novas notificações para que os aceiros continuem.

“Muito já foi feito também em relação a tapar os buracos da estrada, algo que nos prejudicava bastante. Estamos fazendo tudo com muito sucesso e colaboração”, explica o gerente.

Para saber mais sobre o procedimento de limpeza e aceiro, e instruções de como realizar na sua propriedade, é necessário entrar em contato com a Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) pelos telefones (65) 3613-1512, 0800 647 0111, ou pelo e-mail atendimento@sema.mt.gov.br.

Veja vídeo da ação:
 

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *