Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
COMPARTILHE!

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

O Etios 2018 chegou ao mercado com pequenas mudanças, visto que a linha 2017 havia recebido então as maiores mudanças no hatch compacto popular da Toyota desde seu lançamento em 2013.

Como novidades, todas as versões ganharam frente remodelada, que já existia nas versões Ready e Platinum da linha 2017. Além disso, foram adicionadas saias laterais de série na versão XLS, sendo anteriormente apenas da Platinum.

Essa versão topo de linha do Etios ganhou um novo detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete, que também foram parar na versão aventureira Cross. XLS e Ready não receberam esse item, quase um acessório na rede Toyota.

Rival de Volkswagen Gol e Chevrolet Onix, o Etios 2018 era um compacto oferecido nas versões X, XS, Ready, XLS, Cross e Platinum, por ordem de preço, sendo ainda equipado com dois motores e duas opções de caixas de transmissão.

Etios 2018 – detalhes

O motor 1.3 16V de até 98 cavalos foi usado apenas na versão X, tendo transmissão manual de seis marchas ou automática com quatro velocidades. Nas demais versões, o 1.5 16V rendia até 107 cavalos e apresentava as mesmas opções de câmbio.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

Ambos flexíveis, estes motores da Toyota eram feitos em alumínio e foram nacionalizados no ano anterior, sendo fabricados em Porto Feliz, interior de São Paulo.

O Etios 2018 agora tinha um visual padrão mais elaborado na frente, com grade atualizada em forma semielíptica e para-choque com molduras radicais até, dando um ar mais expressivo ao quadradão simplificado da marca japonesa.

Ainda assim, o Etios manteve forma sua aparência rústica e pouco aerodinâmica, numa clara evidência de baixo custo do projeto, que nasceu para atender a Índia prioritariamente, mas que deu certo por aqui.

As lanternas grandes contrastavam com um porta-malas pequeno com 270 litros, embora o interior fosse razoável em volume. Isso é fruto do entre-eixos de 2,460 m, tendo ainda seus 3,777 m de comprimento e 1,695 m de largura “padrão”.

Mesmo com visual de carro ultra-barato e acabamento simplório, o Etios tinha um bom handling, com direção elétrica coesa e comportamento neutro, sendo apreciável nesse aspecto. Ele tinha ainda motores adequados para sua proposta.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

A introdução da caixa manual de seis marchas denotou a idade do projeto e a necessidade de manter os motores com um bom consumo, assim como a longa caixa automática de quatro marchas, oriunda do Corolla de décima geração.

Bem criticado no início, o hatch se modernizou e nesse Etios 2018, o cluster digital com duas telas de 4,2 polegadas era o mesmo que equipava o híbrido Prius, por exemplo, mas bem mais completo que no liftback importado.

O conjunto não tinha apenas uma calculadora, mas um conjunto completo de funções que permitia fazer médias de consumo diárias, semanais ou mensais, além do custo efetivo nesses períodos.

Tinha tantas telas configuráveis, era preciso algum tempo para se familiarizar com tudo, mas pode-se dizer ser de fato um “computador de bordo”. A multimídia Toyota Play ainda não tinha Google Android Auto ou Apple CarPlay.

Ainda assim, vinha com reprodutor de DVD e TV digital, um enorme avançado para o compacto, que era “pobre” em seu início de carreira no Brasil. Robusto e confiável, o Etios 2018 também era econômico e não poderia deixar de ser.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

Apoiado na valorizada marca japonesa e no bom pós-venda, o Toyota Etios hatch devia muito em vários aspectos, mas satisfazia bem em outros, especialmente na discrição para muitos de seus clientes.

De qualquer forma, o Etios Cross era um contraste ruim nessa característica, uma vez que era gritantemente ruim no aspecto visual, numa péssima tentativa da Toyota de seguir a já ruim tendência dos aventureiros no Brasil.

Mesmo com estética de gosto duvidoso, essa opção não atrapalhou a vida do modelo, que é bem valorizado no mercado por ter uma marca admirada e por seus atributos focados no custo-benefício, que é o importante para a maioria.

A partir do Etios 2018, a Toyota ainda faria mais uma importante mudança, só vista a partir do modelo 2019, que foi a introdução de controle de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa. É o ano/modelo melhor.

O Etios foi um carro interessante por sua proposta, apesar do design datado, que remetia mais aos anos 90, assim como pelo acabamento ruim de início e extrema simplicidade. Ainda assim, conquistou seu espaço aqui.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

O Etios 2018 tinha um visual modernizado após a linha 2017, ostentando assim faróis duplos com lentes claras e dotadas de lanternas e piscas, sendo escurecidas na versão Platinum. A grade preta tinha um formato de V e logo da Toyota.

O para-choque dianteiro tinha ainda formato pronunciado com molduras pretas nas laterais e grade inferior, assim como espaço para dois faróis de neblina e aplique na cor do carro abaixo do conjunto.

Maçanetas embutidas e retrovisores eram na cor do carro, sendo que este último tinha repetidor de direção a partir da versão XLS, que também apresentava ajustes elétricos dos espelhos externos.

Atrás, as versões Platinum e Cross tinham defletor de ar na vigia traseira, que trazia limpador e lavador, além de desembaçador. Com vidros verdes e para-brisa degradê, o Etios 2018 tinha grandes lanternas verticais.

Estas eram escurecidas no Etios Platinum, que também tinha moldura cromada sobre a tampa do bagageiro, enquanto o para-choque dispunha de vincos pronunciados e suporte para placa.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

No Etios Cross, os faróis recebiam uma lente adicional para harmoniza-se com a grade avantajada, envolvente por uma barra pronunciada de cor cinza, que fazia alusão às anrtigas barras de impulsão, proibidas por lei, mas comuns no passado

A grade superior tinha apenas um friso com o logotipo da Toyota, além de acabamento de preto. O protetor central era avançado e sustentava a placa, enquanto o protetor inferior era cinza e reforçado com vincos pronunciados.

O resto do para-choque dianteiro era protegido por uma cobertura plástica preta com faróis de neblina em molduras prateadas, que incoporavam piscas. O conjunto se integrava às saias de rodas abauladas e protetores laterais preto e cinza.

Na traseira, toda a parte inferior do Etios Cross tinha acabamento preto, com molduras cobrindo até a parte inferior da tampa do bagageiro. No para-choque, havia ainda um protetor inferior com suporte de placa.

Já no teto, duas barras longitudinais estavam presentes, com antena dianteira. Nas laterais, os retrovisores tinham repetidores de direção e eram na cor do carro, assim como as maçanetas. As rodas de liga leve eram exclusivas.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

O Etios 2018 tinha um interior bem simples, com painel e guarnições em preto, além de detalhes em preto brilhante e tecido, além de que podia ter couro nos bancos, volante e alavanca de câmbio manual.

Central, o cluster digital tinha duas telas de 4,2 polegadas com velocímetro, nível de combustível, temperatura da água e conta-giros, este com duas visualizações, além de um completíssimo computador de bordo com calculador de custos.

Os displays tinham ainda econômetro e outras funcionalidades como histórico de abastecimentos, de consumo e mesmo de gastos com combustíveis, entre outros. O volante tinha acabamento cinza e comandos de mídia, telefone e computador.

Ele tinha ajuste em altura e assistência elétrica, enquanto ao lado ficava a multimídia Toyota Play com reprodutor de CD/DVD, TV digital, Bluetooth, USB, auxiliar, entre outras funcionalidades.

O ar condicionado era manual, enquanto os difusores de ar circulares ficavam sobrepostos na parte central e normalmente nas extremidades do painel, que ainda tinha uma tampa do porta-luvas envolvente, abrindo para baixo.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

No console, um porta-copos duplo, além da alavanca de câmbio manual com pomo plástico ou em couro. Na transmissão automática de quatro marchas, há seletor tipo escada com mudanças manuais e travamento em 1, 2 e 3 marchas.

As portas tinham acabamento plástico preto com ou sem tecido, assim como couro, dependendo da versão. As maçanetas podiam ser pretas ou cromadas, enquanto os vidros tinham botões nos apoios, sendo apenas one touch o do motorista.

Os retrovisores eram ajustados eletricamente num botão fixado no painel, sobre o arcaico puxador para abertura do capô, muito semelhante em aspecto ao do clássico VW Fusca. Havia ainda uma fonte de 12V no painel.

O banco do motorista podia ter ajuste em altura, enquanto o banco traseiro tinha encosto rebatível com Isofix, além de cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.

Alças no teto e espelhos nos para-sois estavam presentes. Havia apoio de braço retrátil para o motorista nas versões automáticas a partir da XLS.

Já o retrovisor interno era dia e noite, enquanto o bagageiro tinha revestimento em tecido e iluminação, além de abertura interna ou pela chave com telecomando. Eram 270 litros ampliáveis com o rebatimento do banco traseiro.

Etios 2018 – versões

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

  • Toyota Etios X 1.3 manual
  • Toyota Etios X 1.3 automático
  • Toyota Etios XS 1.5 manual
  • Toyota Etios XS 1.5 automático
  • Toyota Etios Ready 1.5 automático
  • Toyota Etios XLS 1.5 automático
  • Toyota Etios Cross 1.5 automático
  • Toyota Etios Platinum 1.5 automático

Equipamentos

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

Toyota Etios X 1.3 manual – Motor 1.3 e transmissão manual de seis marchas, mais rodas de aço aro 14 polegadas, computador de bordo, calotas integrais, direção com assistência elétrica, pneus 175/65 R14, ar-condicionado, vidros verdes, vidros dianteiros e traseiros elétricos, para-brisa degradê, travas elétricas, retrovisores externos com ajustes internos, abertura e fechamento das portas por controle remoto na chave, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, faróis simples, antena no teto, preparação para som com quatro alto-falantes, bancos em tecido, chave com telecomando, luz auxiliar de freio, banco traseiro rebatível, cintos de três pontos para todos, apoio de cabeça para todos, cintos dianteiros com pré-tensionadores, airbag duplo, freios com ABS e EDB, luz interna, espelho retrovisor interno dia e noite, alças no teto, para-sois com espelhos, cluster digital, bagageiro com iluminação, fonte 12V, entre outros.

Toyota Etios X 1.3 automático – Itens acima, mais transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca.

Toyota Etios XS 1.5 manual – Itens do X 1.3, mais motor 1.5, rádio MP3 com conexão Bluetooth, calotas integrais exclusivas, volante multifuncional com comandos de áudio e telefonia, banco do motorista com ajuste em altura, coluna de direção com ajuste em altura, detalhes de acabamento cromados no interior e revestimento dos bancos em dois tons.

Toyota Etios XS 1.5 automático – Itens acima, mais transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca, apoio de braço retrátil para o motorista e piloto automático.

Toyota Etios Ready 1.5 automático – Itens acima, mais sensor de estacionamento, tapete no porta malas, suporte para bolsas e mochilas, e multimídia Toyota Play com tela de 7 polegadas, sensível ao toque, navegador GPS, reprodutor de DVD e TV digital.

Toyota Etios XLS 1.5 automático – Itens acima, mais rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 185/60 R15, chave-canivete, faróis de neblina, retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidores de seta, acabamento cromado na tampa do porta-malas, saias laterais, defletor de ar traseiro, volante e bancos com revestimento em couro, entre outros.

Toyota Etios Cross 1.5 automático – Itens acima, mais para-choques exclusivos, protetores inferiores em cinza, saias de rodas e laterais com proteção preta, barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 15 polegadas exclusivas, bancos exclusivos, tapetes personalizados e manopla de câmbio em couro.

Toyota Etios Platinum 1.5 automático – Itens da XLS, mais alavanca de câmbio em couro, lanterna traseira com máscara negra, rodas de liga leve exclusivas, grade com detalhe cromado exclusivo e tapetes de carpete.

Preços

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

  • Toyota Etios X 1.3 manual – R$ 45.990
  • Toyota Etios X 1.3 automático – R$ 50.890
  • Toyota Etios XS 1.5 manual – R$ 51.190
  • Toyota Etios XS 1.5 automático – R$ 56.090
  • Toyota Etios Ready 1.5 automático – R$ 59.840
  • Toyota Etios XLS 1.5 automático – R$ 61.390
  • Toyota Etios Cross 1.5 automático – R$ 64.290
  • Toyota Etios Platinum 1.5 automático – R$ 64.990

Etios 2018 – motor

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

Lançados em 2008, os motores da série NR da Toyota ainda são produzidos no Brasil e equiparam o Etios 2018, numa versão menos potente que a apresentada atualmente nos Yaris e Yaris Sedan.

A série NR compreende uma linha de motores com bloco e cabeçote em alumínio, construídos com duplo comando de válvulas variável, batizados de Dual VVT-i. Na primeira versão dos NR para o Etios nacional, era somente o de admissão.

Com comandos de engrenagens acionadas por corrente, os motores NR anteriores, importados do Japão, tinham 84 cavalos na gasolina e 90 cavalos no etanol, no caso do 1.3. Já o 1.5 tinha 92 cavalos no primeiro e 96,5 cavalos no segundo.

A modernização e sua produção em Porto Feliz, fez com que os propulsores NR ficassem mais potentes e eficientes, sendo o 1.3 com 1.329 cm3 e alta taxa de compressão: 13:1. O 1.5 tem 1.496 cm3 e a mesma taxa de compressão.

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

No 1.3, o Etios 2018 entregava 88 cavalos na gasolina e 98 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm. Os torques eram de 12,5 kgfm no primeiro e 13,1 kgfm no segundo, sendo ambos obtidos a 4.000 rpm. Números maiores que os anteriores.

Já o 1.5 tinha 102 cavalos no derivado de petróleo, enquanto o combustível vegetal da cana-de-açúcar entregava 107 cavalos, igualmente na mesma rotação. Os torques eram de 14,3 kgfm no primeiro e 14,7 kgfm no segundo, a 4.000 rpm.

A transmissão manual era de seis marchas ante a anterior de cinco, ampliando a eficiência energética. No caso do automático, a caixa era a Aisin U442E de quatro marchas e conversor de torque, com mudanças manuais na alavanca.

Ela permitia ainda travar a marcha em primeira, segunda ou terceira, ajustando assim a transmissão à velocidade desejada ou aplicação, como em declives ou aclives de ângulo elevado.

Desempenho

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

  • Toyota Etios 1.3 manual – 11,8 segundos e 170 km/h
  • Toyota Etios 1.3 automático – 12,5 segundos e 170 km/h
  • Toyota Etios 1.5 manual – 11,1 segundos e 173 km/h
  • Toyota Etios 1.5 automático – 11,8 segundos e 173 km/h

Consumo

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

  • Toyota Etios 1.3 manual – 8,6/9,8 km/l e 12,6/14,2 km/l
  • Toyota Etios 1.3 automático – 8,2/9,2 km/l e 11,8/13,3 km/l
  • Toyota Etios 1.5 manual – 8,3/9,8 km/l e 12,4/14,1 km/l
  • Toyota Etios 1.5 automático – 8,1/9,2 km/l e 11,9/13,2 km/l

Etios 2018 – manutenção e revisão

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

No pós-venda da Toyota, o Etios 2018 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. O custo não pode mais ser orçado no site da mareca japonesa, sendo assim necessário consultar a rede de concessionários.

O motivo é que o Etios não é mais vendido no mercado nacional, embora ainda seja produzido para exportação aos países vizinhos, o que lhe garante a oferta de peças. Nos serviços, inspeção de mecânica, suspensão, direção e freios é normal.

Fluido de freio, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, filtro de combustível, velas, correia em V, entre outros. Além disso, a rede Toyota faz ainda serviços de funilaria, pintura e higienização.

Há também limpeza oxi-sanitária no ar condicionado e galerias de ar, assim como atendimento a recall, instalação de acessórios, lavagem do veículo e ainda outros como alinhamento, balanceamento, cambagem e troca/rodízio de pneus.

Por fim, itens de desgaste natural são trocados à parte, como pastilhas de freio, discos de freio, lonas, rolamentos, pivôs de direção, buchas de suspensão, batentes das torres, coxins de motor e câmbio, entre outros.

Etios 2018 – ficha técnica

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

Motor 1.3 1.5
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1329 1496
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 13:1 13:1
Injeção eletrônica Indireta, Flex Indireta, Flex
Potência máxima 88/98 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol) 102/107 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 12,5/13,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) 14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas ou automático de 4 marchas Manual de 6 marchas ou automático de 4 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas Aço e liga leve, aro 14 ou 15 polegadas
Pneus 175/65 R14 175/65 R14 ou 185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.777 3.777
Largura (mm) 1.695 1.695
Altura (mm) 1.510 1.510
Entre eixos (mm) 2.460 2.460
Capacidades
Porta-malas (L) 270 270
Tanque de combustível (L) 45 45
Carga (Kg) ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 945 965
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Etios 2018 – fotos

Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos
Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos

© Noticias Automotivas. A notícia Etios 2018: versões, motor, consumo, preços, desempenho, fotos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *