EUA: falta de carro novo faz usado ter maior alta desde 1953

EUA: falta de carro novo faz usado ter maior alta desde 1953
COMPARTILHE!

EUA: falta de carro novo faz usado ter maior alta desde 1953

Não é apenas no Brasil que falta carro novo. Nos EUA, a falta do produto nas lojas também é um problema grave para o mercado e isso tem a mesma causa nos dois países: escassez de chips.

Tanto aqui quanto lá, vários fabricantes foram atingidos pela falta de chips, sendo que aqui o maior exemplo dessa crise é o líder Onix, que tenta se sustentar na décima posição do mercado, com o Onix Plus em 15º lugar.

Nos states, a falta de carro novo também mexe com o mercado de usados. Aqui, os seminovos e usados tiveram enorme valorização, mesmo os carros bem antigos, com mais de 15 anos de fabricação e, acredite, não é uma valorização qualquer…

Por lá, o efeito é ainda maior, visto que se trata de um mercado consolidado, onde o carro usado não é tão valorizado, visto que a indústria trabalha para renovar a frota e não expandir o mercado ou motorizar o país, como no caso brasileiro.

Com a escassez de chips, o mercado de novos caiu e os usados valorizaram a tal ponto que o índice alcançou a maior alta desde 1953. Só em abril, os usados subiram 10% e isso já está impactando na inflação nos EUA.

EUA: falta de carro novo faz usado ter maior alta desde 1953

Nesse período, contribuiu com alta de 0,8% na inflação dos EUA, que no ano passado foi de 1,4%. No mercado de usados, os preços subiram até 54% em apenas um ano.

Outro motivo pelo qual os preços aceleraram nos EUA é o fator da pandemia, a medida que a vacinação aumenta. Com mais áreas sendo liberadas, os americanos estão voltando para as estradas, mas ainda querem evitar transportes de massa como trens e aviões.

Então, muitos que não tinham carros passaram a desejar um ou mesmo quem tinha um carro mais usado, deseja um mais novo ou zero km. Na falta deste último, o seminovo é a escolha natural. Por aqui, ainda estamos longe da reabertura, sendo o efeito ser mesmo uma reação ao encolhimento do mercado.

[Fonte: Automotive Business]

© Noticias Automotivas. A notícia EUA: falta de carro novo faz usado ter maior alta desde 1953 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *