Governo de MT disponibiliza canais de atendimento virtual para denúncia de crimes ambientais

Governo de MT disponibiliza canais de atendimento virtual para denúncia de crimes ambientais
COMPARTILHE!

Governo de MT disponibiliza canais de atendimento virtual para denúncia de crimes ambientais

Denúncias relacionadas a desmatamento ilegal, poluição de rios, garimpo, pesca ilegal podem ser enviadas de modo anônimo ao Poder Público


Suzana Ataide*

| Sema-MT

Operação Amazônia Arco Norte na região de Aripuanã – Desmatamento – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Operação Amazônia Arco Norte na região de Aripuanã - Desmatamento

É possível denunciar crimes ambientais ao Estado de Mato Grosso pela internet, telefone, pelo aplicativo MT Cidadão, por e-mail e pessoalmente. O principal canal é a Ouvidoria Geral, um espaço para reclamações, solicitações, elogios, sugestões, informações e registro de denúncias sobre ações ilícitas ambientais.

As denúncias são sempre anônimas, com absoluto sigilo. A orientação é que na hora de denunciar, o cidadão descreva os fatos com detalhes, narrando a data de ocorrência, tipo da ocorrência, local da infração, de preferência com roteiro de como chegar ao local, e se possível as coordenadas quando se tratar de área de difícil acesso.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente atende casos de desmatamento ilegal, poluição de rios, represamento do curso de rios, extração de recursos minerais, emissão de efluentes e garimpo no interior do estado. Se a denúncia for na Baixada Cuiabana, a denúncia é endereçada ao Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

Veja todos os contatos para denúncias de crimes ambientais:

Ouvidoria Geral

Para encaminhar a sua denúncia pela Ouvidoria Geral, o acesso é pelo site Fale Cidadão. Ao finalizar a denúncia, o sistema gera um número de demanda e senha para acesso. É importante que esse número seja guardado para futuras consultas do processo. É necessário também que seja cadastrado um e-mail válido no site para receber informações e acompanhamento sobre a denúncia realizada.

Serão rejeitadas apenas reclamações e denúncias que sejam de caráter ofensivo à dignidade e a vida privada das pessoas, e que contenham palavras de insulto, injúrias e de baixo calão.

Ouvidoria setorial da Sema

Para registrar uma denúncia na Ouvidoria da Sema basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail ou pessoalmente.

Telefone: 0800 065 3838
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá – MT

Batalhão de Proteção Ambiental

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) recebe denúncias de crimes ambientais. Cada caso é analisado e são dados os encaminhamentos necessários. Veja os contatos:
Telefone: (65) 3684 – 4244/1633
E-mail: bpmpa@pm.mt.gov.br

Corpo de Bombeiros

É proibida a realização de queimadas urbanas durante todo o ano, mas os incêndios florestais também devem ser combatidos e denunciados, principalmente durante o período proibitivo de queimadas.

Denúncia de incêndios rurais: 0800 647 7363
Incêndios urbanos: disque 193

Aplicativo MT Cidadão

Está disponível no aplicativo MT Cidadão para moradores de Cuiabá e Várzea Grande, a opção de acionar as forças de segurança para situações de emergência em Segurança Pública. Além das ocorrências de roubos, furto e violência, é possível denunciar incêndios e queimadas.

O MT Cidadão está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. É só clicar na loja correspondente ao aparelho e instalar. O app é gratuito.

* Supervisão de texto de Lorena Bruschi

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *