Jeep processa Mahindra novamente, mas por causa do jipe Thar

Jeep processa Mahindra novamente, mas por causa do jipe Thar
COMPARTILHE!

Jeep processa Mahindra novamente, mas por causa do jipe Thar

A Jeep já esteve em pé de guerra com a indiana Mahindra, quando esta decidiu construir uma linha de produção em plena Detroit. O motivo não era o estabelecimento em “Motor City”, mas o produto que ela fazia, o jipinho diesel Roxor.

Nesse caso, a Jeep conseguiu que a Mahindra deixasse de vender nos EUA e Canadá este modelo, que a marca americana alegou ser uma cópia de seus produtos. Agora, é a vez do jipe 4×4 Thar, lançado há pouco tempo na Índia, mas ainda não em vendas.

Contudo, a Jeep quer barrar as vendas do Thar no mercado internacional e não somente nos EUA, onde a marca buscou uma lei de 1930 para impedir a comercialização do Roxor no mercado americano e, por consequência, no Canadá.

Da mesma forma, a Jeep alega violações de direitos industriais, no caso o design básico do Thar, que seria muito semelhante ao dos produtos da marca, confundindo assim seus compradores.

Jeep processa Mahindra novamente, mas por causa do jipe Thar

No caso da Mahindra, a mesma adquiriu os direitos sobre este estilo em 1947 e desde então vinha produzindo normalmente a geração anterior do Thar, que basicamente era um Jeep Willys.

O novo modelo já foi visto em testes na Austrália, mas a Mahindra diz que ele não será vendido por lá e nem nos states, conforme teria indicado isso à Jeep através de um comunicado oficial.

De qualquer forma, a briga da Jeep por seu estilo não vem de hoje. Em 2003, a Jeep – sob a Chrysler – tentou impedir as vendas da Hummer, mas de brutos da General Motors.

Esta última ganhou porque tinha um acordo de direitos com a American Motors – proprietária anterior da Jeep – que lhe concedia o direito de usar o estilo da grade de sete barras, que era a contestação da Chrysler naquele momento.

O Humvee do Exército Americano usa o mesmo estilo, adquirido por direitos pela AM General. No pós-guerra, quando a Willys registrou o estilo para vender o modelo CJ, a Ford teve que usar a grade com barras horizontais em vez de verticais, mas assumiu a própria Jeep anos depois.

[Fonte: Jalopnik]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Jeep processa Mahindra novamente, mas por causa do jipe Thar é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *