Semana do Meio Ambiente homenageia vítimas da Covid-19 em Mato Grosso

Semana do Meio Ambiente homenageia vítimas da Covid-19 em Mato Grosso
COMPARTILHE!

Semana do Meio Ambiente homenageia vítimas da Covid-19 em Mato Grosso

Mudas serão plantadas como forma de restaurar ecossistemas e manter viva a memória das vítimas da pandemia do novo coronavírus


Marcio Camilo

| REM MT/Sema-MT

Plantio de muda – Foto por: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Plantio de muda

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promove o plantio de mudas de árvores em comemoração à Semana do Meio Ambiente – Restaurando Ecossistemas e homenageando vidas. O tema está alinhado com a década da restauração de ecossistemas, instituída pela  Organização das Nações Unidas (ONU), no período de 2021 a 2030. 

O início do processo de plantio efetivo deve ocorrer durante o mês de outubro ou novembro, quando começa o período das chuvas, como forma de restaurar o ecossistema e manter viva a memória das vítimas da pandemia do novo coronavírus. 

A ideia é mobilizar as prefeituras e a comunidade em todo o estado para definir os locais onde centenas de mudas de árvores serão plantadas. A Sema convida os municípios a auxiliarem na quantificação e identificação dos nomes das pessoas que faleceram por Covid-19. Cada pessoa será homenageada com uma árvore, que será plantada em local definido pela prefeitura. 

O Programa REM Mato Grosso será o responsável por viabilizar as mudas e as placas onde constarão os nomes das pessoas que foram vitimadas pela Covid-19. O REM MT (do inglês, REDD para Pioneiros) é um projeto executado pelo Governo do Estado que conta com recursos internacionais que premiam países e estados pioneiros na preservação e combate ao desmatamento ilegal da floresta. 

Além de contribuir com a restauração de ecossistemas, futuramente, as árvores poderão restabelecer reservatórios naturais de carbono, que são proporcionados pela floresta em pé. São medidas que estão diretamente alinhadas com a política ambiental do estado, sedimentada a partir da estratégia “Produzir, Conservar e Incluir”, lançada pelo Governo de Mato Grosso na Convenção (COP 21), realizada em Paris em dezembro de 2015. 

“No contexto da pandemia, a restauração de ecossistemas ganha novo sentido. Restaurar ecossistemas também é restaurar vidas. Plantar árvores é plantar esperança. É dizer que a vida sempre renasce, floresce, mesmo diante das adversidades, obstáculos e percalços”, avalia a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Cézar. 

Como parte da programação, será realizado um webinário abordando temas relacionados ao Meio Ambiente, que ocorrerá no período de 31 de maio a 04 de junho. 

Como participar

A Sema-MT convida os municípios e a comunidade local a se engajarem na iniciativa da Semana do Meio Ambiente. Com objetivo de dimensionar a participação dos municípios, as ações e infraestrutura necessárias para a realização da Semana do Meio Ambiente promovida pela Sema, solicitamos que o município acesse o questionário CLICANDO AQUI

Após o recebimento do questionário, a Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC) entrará em contato com a prefeitura. 

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *