Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
COMPARTILHE!

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

A Amarok 2015 chegou ao mercado com algumas novidades, sendo a maior delas a série especial Dark Label, que assumiu provisoriamente o topo da gama de versões da picape média da Volkswagen, que é feita em General Pacheco, Argentina.

Oferecida nas versões S, SE, Trendline e Highline, a Amarok era oferecida ainda nas carrocerias de cabine simples e dupla, ambas com tração permanente nas quatro rodas e não com 4×4 como o sistema é confundido.

Rival de Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton, a Volkswagen Amarok 2015 diferia de outras picapes da época não só por não ter um sistema 4×4 tradicional, mas também por usar o menor motor disponível para picapes, o 2.0 TDI.

Conhecido como EA189, esse propulsor de automóvel se tornou polêmico por ser, na ocasião, o pivô do escândalo Dieselgate, com mais de 500 mil carros recolhidos nos EUA de um total de 11 milhões em recall no mundo todo.

No Brasil, mais de 16 mil unidades da VW Amarok tiveram que passar pelo mesmo recall, onde o 2.0 TDI recebeu atualização para reduzir a emissão de NOx. Todas já devem estar atualizadas, mas é sempre bom verificar o histórico.

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Amarok 2015 – detalhes

A Volkswagen Amarok 2015 é uma picape que tem um comportamento muito próximo ao de um carro, tendo interior muito ligado aos carros da marca e um comportamento menos bruto que as demais.

Criticada por ter essas características, a Amarok segue como uma opção diferenciada em meio ao segmento, embora ainda seja classificada como picape média por sua configuração técnica.

Construída em carroceria de aço sobre chassi de longarinas, diferente de qualquer outro produto da VW, a Amarok tem suspensão dianteira com duplo braço e traseira por eixo rígido, empregando ainda feixe de molas tradicionais.

No caso do motor, o EA189 tinha duas versões na Amarok, sendo uma para a versão S e outra para as demais. Nessa primeira opção, o 2.0 TDI tinha somente um turbo e entregava 140 cavalos e 34,7 kgfm.

Já nas demais, o 2.0 TDI tinha dois turbos, entregando assim 180 cavalos, mas com dois torques: 40,8 kgfm no câmbio manual de seis marchas e 42,8 kgfm no automático de oito marchas, que tinha paddle shifts, trocas na alavanca e modo S.

Leia também sobre a Amarok 2012

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Além disso, a Amarok 2015 vinha com dois sistemas de tração nas quatro rodas. Na versão com transmissão manual de seis marchas, o veículo é considerado um 4×2, porém, ele tem a opção de seleção de 4×4 e 4×4 com reduzida.

Quando a Amarok é automática, com o sistema é permanente nas quatro rodas, sem seletor de tração, visto que o dispositivo modula a força entre os eixos usando um diferencial central, transferindo força conforme as condições do piso.

É importante frisar que a Amarok manual não tem esse diferencial central e o 4×4/4×4 com redução só pode ser usado em pisos de baixa aderência, como lama, grama molhada e condições semelhantes. Asfalto seco ou molhado, avaria o sistema.

Mas na linha 2015, a picape da VW adicionou faróis de neblina com função de curva estática nas versões Trendline e Highline. Além disso, a versão S adicionou itens de segurança que a tornaram mais eficiente com melhor custo-benefício.

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Foram adicionados controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial. Já a Dark Label foi uma série especial com rodas aro 17 escurecidas, estribos, santantônio especial e interior escuro.

Fora isso, trazia o pacote padrão de equipamentos, incluindo controle de cruzeiro e sistema de áudio integrado ao painel. Na Highline, as novidades eram ajuste elétrico dos faróis, grade em preto brilhante com cromados e opção de rodas aro 19.

Em equipamentos, a Amarok 2015 tinha vários outros itens, como banco do motorista com ajuste elétrico, faróis bi-xênon, ar-condicionado automático dual zone, multimídia com tela de 6,1 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento, etc.

Com 1.814 litros na caçamba da cabine simples e 1.200 litros com cabine dupla, a Amarok tem bom espaço interno e para carga, além de capacidade útil que varia de 1.017 kg até 1.215 kg. Tendo linhas robustas, a picape da VW é feita até hoje.

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

A Amarok 2015 tinha frente alta com faróis duplos bi-xênon com piscas e lanternas integrados, ajustados eletricamente, mas de lente simples nas versões S, SE e Trendline. Já a grade tinha acabamento preto ou brilhante com cromados.

A frente tinha para-choque com grade central, onde havia acabamento preto com frisos cromados na Highline, além de protetor inferior de cor cinza, que pode ter acabamento preto envolvente na versão Highline.

Já as saias de rodas eram abauladas e a lateral era repleta de vincos pronunciados, tendo ainda maçanetas e retrovisores pretos, mas em preto brilhante na Dark Label ou na cor do carro nas demais versões.

Os para-lamas tinham ainda repetidores de direção. Com estribos laterais, a Highline e Dark Label facilitavam o ingresso ao habitáculo, mas a caçamba não tinha capota marítima nem como opcional, sendo adquirida como acessório.

Santantônio mesmo apenas na série especial, sendo este tubular e com pouco acabamento. O vidro traseiro tinha desembaçador, mas não havia grade de proteção, tal como o teto não havia rack, como em picapes médias rivais.

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

A própria caçamba de aço não tinha proteção preta plástica, necessitando adquirir como acessório. A tampa da caçamba de carga era lisa por fora e reforçada por dentro, não tendo sistema de amortecimento, presente apenas na Saveiro.

Com lanternas verticais largas, a Amarok 2015 tinha ainda para-choque com degraus em dois níveis, sendo o mais baixo na parte central, onde ficava a placa. Nas extremidades, ele era envolvente e na cor da carroceria ou cromado na Highline.

Já as rodas eram de aço sem calotas com aro 16 polegadas e pneus 205/80 R16 nas versões S e SE, enquanto a Trendiline tinha rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 245/60 R17. Já a Highline tinha rodas aro 18 e pneus 255/60 R18.

Esta última versão tinha opção de rodas aro 19 polegadas. Na série Dark Label, as rodas aro 17 polegadas tinham acabamento escurecido. No interior, o padrão era cinza-escuro com teto e colunas claros, mas na Dark era todo preto.

O painel da Amarok 2015 era inspirado no conjunto do Tiguan e era caracterizado pelos difusores de ar circulares, mas não duplos como na geração anterior do SUV médio da Volkswagen.

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

O cluster era o mesmo, sendo analógico com mostradores grandes e bem visíveis, tendo ainda iluminação branca e computador de bordo, além de nível de combustível, temperatura da água, velocímetro e conta-giros.

Já ao centro, havia espaço para um rádio 2din ou multimídia com tela de 6,1 polegadas, dotado de câmera de ré ou imagem do sensor de estacionamento. Também havia Bluetooth, CD player, USB, SD Card e navegador GPS.

Abaixo, ficava o ar-condicionado manual ou automático dual zone Climatronic, além de um porta-objetos abaixo. No topo, havia ainda botões com funções auxiliares, como iluminação da caçamba, luz de alerta, entre outros.

A direção era hidráulica com coluna ajustável e volante no padrão do Golf, com acabamento em preto brilhante e revestimento em couro. Multifuncional, trazia ainda piloto automático nas versões Trendline e Highline.

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Entre os bancos, freio de estacionamento manual e porta-copos, além de porta-objetos. O porta-luvas tinha bom espaço e iluminação, enquanto as portas possuíam acabamento em plástico, tecido ou couro, dependendo da versão.

Vidros elétricos, retrovisores elétricos e travamento central elétrico estavam disponíveis na Amarok 2015, que ainda tinha para-sois com espelhos, retrovisor interno dia e noite ou eletrocrômico, alças em teto e colunas, luzes de leitura, etc.

Os bancos eram em tecido ou couro, enquanto os retrovisores podiam ser aquecidos. Havia ainda cintos de segurança de 3 pontos para todos, assim como apoios de cabeça. O assento do motorista era ajustável em altura.

Amarok 2015 – versões

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

  • Volkswagen Amarok S Cabine Simples 2.0 TDI manual
  • Volkswagen Amarok S Cabine Dupla 2.0 TDI manual
  • Volkswagen Amarok SE Cabine Dupla 2.0 TDI manual
  • Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI manual
  • Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI automática
  • Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla 2.0 TDI automática
  • Volkswagen Amarok Dark Label 2.0 TDI automática

Equipamentos

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Volkswagen Amarok S Cabine Simples 2.0 TDI manual – Motor diesel 2.0 de 140 cavalos, mais transmissão manual de seis marchas e tração 4×2 com opção 4×4/4×4 com reduzida, mais ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, vidros verdes, para-brisa degradê, vidro traseiro térmico, rodas de aço aro 16 polegadas sem calotas, pneus 205/80 R16, para-choques pretos, maçanetas e retrovisores pretos, vidros manuais, travas manuais, retrovisor interno dia e noite, preparação para som com alto-falantes e antena, freios ABS com EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, airbag duplo, entre outros.

Opcionais: sistema de som com CD player, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos e alarme.

Volkswagen Amarok S Cabine Dupla 2.0 TDI manual – Itens acima de série e opcionais, mais cabine dupla para cinco pessoas.

Volkswagen Amarok SE Cabine Dupla 2.0 TDI manual – Itens de série acima, mais motor 2.0 diesel de 180 cavalos, sistema de som com CD player, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, para-choques na cor do carro e alarme.

Opcionais: rodas de liga leve aro 17 polegadas e pneus 245/60 R17.

Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI manual – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 245/60 R17, retrovisores e maçanetas na cor do carro, computador de bordo, bancos com padronagem exclusiva, faróis de neblina com função curva, entre outros.

Opcionais: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado dual zone, piloto automático, bancos em couro e multimídia com CD/SD/Bluetooth/GPS.

Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI automática – Itens de série acima, mais transmissão automática de oito marchas com modo Sport e piloto automático.

Opcionais: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado dual zone, bancos em couro e multimídia com CD/SD/Bluetooth/GPS.

Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla 2.0 TDI automática – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 18 polegadas, bancos em couro, detalhes cromados, volante em couro, portas em couro, faróis bi-xênon com ajustes elétricos, retrovisor eletrocrômico, entre outros.

Opcionais: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado dual zone, volante multifuncional com paddle shifts e multimídia com CD/SD/Bluetooth/GPS.

Volkswagen Amarok Dark Label 2.0 TDI automática – Itens de série e opcionais da Trendline, mais rodas escurecidas, colunas e teto pretos, faixas laterais decorativas, detalhes em preto brilhante e santantônio personalizado.

Preços

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

  • Volkswagen Amarok S Cabine Simples 2.0 TDI manual – R$ 105.990
  • Volkswagen Amarok S Cabine Dupla 2.0 TDI manual – R$ 113.990
  • Volkswagen Amarok SE Cabine Dupla 2.0 TDI manual – R$ 120.990
  • Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI manual – R$ 132.040
  • Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI automática – R$ 136.040
  • Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla 2.0 TDI automática – R$ 156.990
  • Volkswagen Amarok Dark Label 2.0 TDI automática – R$ 143.990

Amarok 2015 – motor

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

O motor EA189 é o propulsor da Amarok 2015, tendo quatro cilindros em linha com bloco de ferro e cabeçote de alumínio com 16V, além de intercooler e um ou dois turbos, bem como injeção Common Rail.

Com 1.968 cm3, o 2.0 TDI entrega 140 cavalos a 3.600 rpm e 34,7 kgfm na versão S, enquanto as demais tem dois turbos com 180 cavalos e 40,8 kgfm na manual e 42,8 kgfm na automática de oito marchas.

Desempenho

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

  • Volkswagen Amarok Cabine Simples 2.0 TDI manual – 12,6 segundos e 168 km/h
  • Volkswagen Amarok Cabine Dupla 2.0 TDI manual – 11,1 segundos e 181 km/h
  • Volkswagen Amarok Cabine Dupla 2.0 TDI automática – 10,9 segundos e 179 km/h

Consumo

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

  • Volkswagen Amarok Cabine Simples 2.0 TDI manual – 9,0/12,0 km/l
  • Volkswagen Amarok Cabine Dupla 2.0 TDI manual – 9,0/13,1 km/l
  • Volkswagen Amarok Cabine Dupla 2.0 TDI automática – 8,8/10,8 km/l

Amarok 2015 – manutenção e revisão

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
CS R$ 605,20 R$ 605,20 R$ 1.781,08 R$ 863,70 R$ 863,70 R$ 1.781,08 R$ 6.499,96
CD R$ 605,20 R$ 605,20 R$ 1.781,08 R$ 863,70 R$ 863,70 R$ 1.781,08 R$ 6.499,96

Amarok 2015 – ficha técnica

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

Motor 2.0 TDI
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1968
Válvulas 16
Taxa de compressão 16:1
Injeção eletrônica Direta, turbo
Potência máxima 140/180 cv a 3.500/4.000 rpm (diesel)
Torque máximo 34,7/40,8/42,8 kgfm a 1.600/1.500/1.750 rpm (diesel)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas
Tração
Tipo 4×4 ou integral
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira Duplo Braço
Traseira Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve aro 16, 17 ou 18 polegadas
Pneus 205/80 R16, 245/60 R17 ou 255/60 R18
Dimensões
Comprimento (mm) 5.254
Largura (mm) 1.944
Altura (mm) 1.820 (CS) 1.834 (CD)
Entre eixos (mm) 3.095
Capacidades
Caçamba (L) 1.814 (CS) 1.200 (CD)
Tanque de combustível (L) 80
Carga (Kg) 1.215 (CS) 1.047 (CD MT) 1.017 (CD AT)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.825 (CS) 1.993 (CD MT) 2.073 (CD AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

Amarok 2015 – fotos

Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes
Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes

© Noticias Automotivas. A notícia Amarok 2015: versões, preços, consumo, motor, fotos, detalhes é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *