Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades
COMPARTILHE!

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

Conhecido por apresentar as principais novidades do setor, o Salão de Genebra de 2014 também foi palco de outro grande lançamento do mundo automotivo: o Apple CarPlay.

O novo sistema da gigante de tecnologia chegou para mudar o modo como os ocupantes do carro, especialmente o motorista, interagem com as centrais multimídia.

O mais importante de tudo, porém, é que o CarPlay também trouxe muito mais segurança para todos, pois permite acessar praticamente todas as funções do celular sem usar as mãos ou diminuir a atenção do condutor.

Confira todos os detalhes do Apple CarPlay!

O que é o Apple CarPlay?

O Apple CarPlay foi lançado em março de 2014 durante o Salão de Genebra, na Suíca. Na época, esse era um dos primeiros passos da marca no mundo dos automóveis, mas com o tempo se tornou um recurso quase indispensável para modelos 0 km.

Lançado junto com o iOS 8, mas rodando até mesmo com sistemas mais antigos (como você ler abaixo), o novo sistema da Apple basicamente integrava as principais funções do iPhone com a central multimídia do veículo.

Com uma interface simples e fácil de usar, o CarPlay tinha como grande vantagem o uso da Siri (assistente inteligente da Apple) para facilitar a vida do motorista e diminuir drasticamente a falta de atenção à estrada enquanto dirige.

Em seu lançamento, o sistema estava disponível para poucas marcas, mas já incluindo montadoras com modelos mais acessíveis, como a Honda. Além dela, marcas de luxo, como Ferrari, Jaguar e Mercedes-Benz já tinham essa novidade em alguns modelos.

Mais de 7 anos depois, porém, o CarPlay se tornou um item bastante desejado em modelos novos, o que fez um número cada vez maior de marcas oferecer o sistema a seus clientes.

Como o Apple CarPlay funciona?

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

O funcionamento do CarPlay exigia a ligação pelo cabo do aparelho, o Lightning Connector, com a entrada USB do veículo. Mas em 2015, ao lançar o iOS 9, a Apple introduziu também o suporte sem fio.

Depois de conectado, você verá alguns dos principais aplicativos do iPhone na tela da central multimídia de seu veículo, como aqueles relacionados a navegação, música, mensagens, ligações e calendário.

Em modelos equipados com comandos de voz, você também pode acessar essas funções do CarPlay ao pressionar o botão de controle de voz (localizado no volante). Depois, basta dar um comando à Siri, que é totalmente integrada ao CarPlay.

Como usar o Apple CarPlay

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

Para usar o CarPlay, o primeiro passo é ligar o carro. Em seguida, verifique no iPhone se a Siri está ativada. Isso permite ter mais segurança ao realizar as funções sem tirar as mãos do volante ou diminuir sua atenção na estrada.

Como falamos acima, o uso do CarPlay pode ser feito via cabo USB ou por Bluetooth. O primeiro método está disponível em mais modelos e ainda permite carregar o aparelho durante todo o tempo que ele está conectado.

Para se conectar com a opção do CarPlay wireless, ou sem fio, você deve manter pressionado o botão de comando de voz localizado no volante. Depois disso, no iPhone, vá em Ajustes > Geral > CarPlay, toque na opção “Carros Disponíveis” e selecione o veículo.

Quando o sistema já estiver funcionando, você pode acessar suas funções de três maneiras. A primeira (e mais segura) é através de comandos de voz, que funcionam normalmente independentemente do tipo de conexão usada, seja por cabo USB ou Bluetooth.

A segunda forma é através da tela, que na grande maioria dos modelos com o CarPlay é sensível ao toque. Nesse caso, você tem acesso aos principais aplicativos (numa lista que continua aumentando, como você ver logo abaixo) de forma bem simples e intuitiva.

A terceira e última maneira de comandar o CarPlay é através dos botões físicos da central multimídia, mas essa deve ocorrer em último caso para não tirar sua atenção do trânsito.

Com a chegada do iOS 13, em 2019, a Apple passou a permitir o uso do iPhone ao mesmo tempo em que ele está conectado ao CarPlay, sem alterar o que aparece na tela da central multimídia.

Isso é útil apenas quando veículo está estacionado ou (obviamente) se o passageiro estiver manuseando o aparelho, já que o motorista fazer isso pode gerar uma multa.

Aplicativos do Apple CarPlay

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

Quando foi lançado, o CarPlay já vinha com os principais aplicativos do iPhone, como Mapas, Mensagens e Música. Com o tempo, a Apple aumentou bastante essa lista e passou a incluir os principais aplicativos usados atualmente, além dos apps nativos.

Com o Mapas, por exemplo, o CarPlay pode usar informações de endereço encontradas em seus e-mails, mensagens de texto, calendários e contatos para prever onde você está indo e sugerir o melhor caminho. O sistema ainda dá sugestões sobre o que fazer em certos locais e permite compartilhar seu horário de chegada com os contatos envolvidos em um compromisso.

O CarPlay também usa sua integração com a Siri para aceitar vários comandos, permitindo fazer ou retornar ligações, escutar mensagens de voz, entre outras funções. Como a Apple diz, você pode ler com o ouvido e escrever com sua voz.

Além de tudo isso, e também de oferecer funções relacionadas a música e calendário, o CarPlay atualmente é compatível com uma lista cada vez maior de aplicativos de terceiros. Essa lista inclui Spotify, Amazon Music, Google Play Music, Google Maps, TomTom, Waze, Zoom, WhatsApp, entre outros.

As notificações de alguns aplicativos podem aparecer na tela da central multimídia, assim como aparecem na tela do celular. Elas surgem por alguns segundos, permitindo que você toque nelas para que a Siri pergunte o que deseja fazer (como ouvir uma mensagem).

Se notar que isso atrapalha sua condução, ou simplesmente não quiser ver as notificações, basta ativar o recurso “Não Perturbe” no painel do CarPlay.

Além disso, se desejar adicionar, remover ou alterar a ordem dos aplicativos exibidos na tela do CarPlay, você pode fazer isso pelo próprio celular. Basta acessar Ajustes > Geral > CarPlay, escolher o veículo no qual deseja fazer essas mudanças e tocar em “Personalizar”.

Como baixar o Apple CarPlay?

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

O Apple CarPlay não exige o download de nenhum aplicativo, sendo necessário apenas seguir os passos descritos acima para conectar seu iPhone ao automóvel via cabo USB ou Bluetooth.

Mas e no caso de modelos que não tem uma multimídia compatível ou nenhuma central? Atualmente, vários fabricantes tem aparelhos que podem ser instalados em qualquer carro e que funcionam com o sistema da Apple.

O próprio site da marca da maçã tem uma lista de alguns desses fabricantes, como Alpine, Blaupunkt, Clarion, JVC, Kenwood, Pioneer e Sony.

Vale a pena pesquisar pelo modelo com o melhor custo-benefício, pois alguns equipamentos tem um valor bem elevado. Leve em conta também, caso esteja pensando em trocar de carro, que vários modelos mais acessíveis hoje já tem esse sistema.

Usando o Apple CarPlay sem fio

Uma das grandes inovações do CarPlay após seu lançamento foi a chegada do suporte sem fio, o que ocorreu em 2015 com o lançamento do iOS 9. Essa facilidade é cada vez mais usada pelas montadoras, inclusive no Brasil.

Por aqui, um número cada vez maior de marcas lança seus modelos com o CarPlay sem fio. A Chevrolet, por exemplo, já tem essa novidade no Onix, Onix Plus, Tracker e S10, enquanto a VW também a oferece no Jetta.

Uma das reclamações de alguns em relação a essa novidade é a falta de carregamento por não se usar o cabo, como acontece automaticamente quando se usa o CarPlay via entrada USB. Mas isso pode ser resolvido de duas maneiras.

A primeira seria usar um cabo USB para carregar o celular durante parte do tempo que você está conectado ao CarPlay sem fio, mas obviamente isso tiraria o propósito do sistema sem cabos.

Outra solução aparece para quem tem um veículo com carregamento por indução, ou seja, sem o uso de cabos. Com isso, você consegue deixar seu iPhone conectado ao CarPlay e também carregando ao mesmo tempo. A velocidade de carregamento é um pouco mais lenta, mas você não perderia muita carga durante o trajeto.

As novidades do Apple CarPlay

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

Uma das últimas novidades apresentadas pela Apple em relação ao CarPlay foi o CarKey, anunciado em junho de 2020, durante o Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). O sistema usa a mesma tecnologia de pagamento por aproximação que alguns cartões tem, chamada NFC.

Esse recurso faz parte do iOS 14 e estreou no reestilizado BMW Série 5, permitindo destravar e até ligar o carro usando apenas o iPhone. Hoje ele já foi estendido para quase toda a linha da marca alemã em alguns países.

Com o iPhone ou o Apple Watch, basta se aproximar da maçaneta do veículo para destravá-lo. Para aumentar a segurança, o sistema exige a autenticação por Face ID (reconhecimento facial) ou Touch ID (impressão digital), mas a opção “Express” elimina esse passo se o proprietário desejar.

Se você logo pensou na bateria do iPhone (que não costuma durar tanto quanto muitos gostariam), saiba que a Apple se preparou para isso. Como o celular desliga antes da bateria realmente acabar, o CarKey usa essa reserva de energia para dar 5 horas extras de funcionamento para o sistema.

Outra novidade do CarKey é poder compartilhar essa chave digital com outras pessoas (até 5 usuários adicionais, no caso do BMW Série 5), que poderão ter acesso a diferentes funções como apenas abrir o porta-malas, abrir as portas ou até dirigir o veículo. Nesse último caso, o dono do carro ainda pode limitar a velocidade máxima ou outras funções.

Além disso, a marca também divulgou outras novidades para o CarPlay, como novos papéis de parede e novos tipos de aplicativos, como os voltados para carregamento de carros elétricos e delivery de comidas e bebidas.

Quais carros tem o Apple CarPlay?

Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades

A lista de modelos que usam o CarPlay cresceu consideravelmente desde o lançamento do sistema, em 2014, chegando a mais de 600 modelos atualmente.

Além disso, ele está disponível para automóveis mais acessíveis, como o Chevrolet Onix, um dos mais vendidos no Brasil.

Confira abaixo uma lista com os principais modelos que usam o sistema da Apple. Clique aqui se quiser conferir a lista completa, incluindo os anos disponíveis em cada modelo.

AUDI – A3, A4, A5, A6, A7, Q3, Q5, Q7, Q8, R8, TT, e-tron, e-tron Sportback e e-tron GT.

BMW – Série 1, Série 2, Série 3, Série 4, Série 5, Série 6, Série 7, Série 8, X1, X2, X3, X4, X5, X6, X7, i3 e Z4.

CHERY – Tiggo 2, Tiggo 5X, Tiggo 7, Tiggo 8, Arrizo 5 e Arrizo 6.

CHEVROLET – Onix, Onix Plus 2022, Tracker, S10, Trailblazer, Bolt, Camaro, Equinox, Cruze, entre outros.

CITROEN – Aircross, C3, C4 Picasso, C4 Cactus, C4 Lounge, entre outros.

FIAT – Mobi, Argo, Cronos, Toro e Strada.

FORD – EcoSport, Bronco Sport, Territory, Fusion, entre outros.

HONDA – Accord, Civic 2021, CR-V, Fit, HR-V, entre outros.

HYUNDAI – Azera, Sonata, Tucson, Veloster, Santa Fe, Elantra, HB20, HB20S, HB20X, Creta, entre outros.

JEEP – Renegade, Compass, entre outros.

KIA – Soul, Cadenza, Sorento, Sportage, Rio, Cerato, entre outros.

LAND ROVER – Discovery, Discovery Sport, Evoque, Range Rover Sport, Velar, Defender, entre outros.

MERCEDES-BENZ – Classe A, Classe C, Classe E, Classe S, CLA, CLS, GLA, GLE, GLS, EQC, entre outros.

MINI – Cooper, Cooper Cabrio, Clubman, Countryman, entre outros.

MITSUBISHI – Pajero Sport, ASX, L200 Triton, Outlander, Eclipse Cross, entre outros.

NISSAN – Kicks, Altima, Sentra, Versa, Frontier, entre outros.

PEUGEOT – 208, 2008, 3008, 5008, entre outros.

RAM – 1500 Rebel e 2500 Laramie.

RENAULTDuster 2021, Captur, Logan, Sandero, entre outros.

TOYOTA – Corolla, Camry, Corolla Cross, Hilux, SW4, Yaris, RAV4, Prius, entre outros.

VOLKSWAGEN – Amarok, Golf, Jetta, Passat, Fox, Gol, Voyage, Taos, Tiguan Allspace, T-Cross, entre outros.

VOLVO – XC40, XC60, XC90, S60, S90, entre outros.

Quais celulares rodam o Apple CarPlay?

O sistema CarPlay foi lançado pela Apple em 2014, então uma lista bem extensa de aparelhos da marca podem ser usados com esse dispositivo num veículo. Atualmente, é necessário ter o iOS 7 ou superior.

Confira a lista com todos os modelos que possuem a conectividade com o CarPlay, com os mais novos sendo listados primeiro:

  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 11
  • iPhone Xs
  • iPhone Xs Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone SE (1ª geração)
  • iPhone SE (2ª geração)
  • iPhone 5s
  • iPhone 5c
  • iPhone 5

© Noticias Automotivas. A notícia Apple CarPlay: o que é, carros que usam, aplicativos, novidades é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *