Brasil: Audi ainda considera produção, apesar do mercado menor

Brasil: Audi ainda considera produção, apesar do mercado menor
COMPARTILHE!

Brasil: Audi ainda considera produção, apesar do mercado menor

Nos últimos cinco anos, as vendas da Audi caíram 64% no Brasil. Além disso, a marca alemã deixou de produzir no país e ainda não recebeu os créditos devidos relativos ao IPI do programa Inovar-Auto, da gestão federal anterior.

Para piorar a situação, a Audi viu o dólar disparar e o mercado encolher, especialmente devido à pandemia. Agora, vem explosão dos preços dos carros. Mesmo diante de tudo isso e da atual situação econômica do país, a marca ainda considera produção nacional.

Nos últimos anos, a Audi teve de mudar sua estratégia no Brasil devido à crise, deixando volumes altos em troca de rentabilidade. Mas, além disso, a marca decidiu sair de uma generalização comercial para focar diretamente no cliente.

Com o encolhimento do mercado, a Audi passou a focar em ações para vender mais emoção que simplesmente carros de luxo. Dessa forma, passou a permitir que os clientes pudessem configurar seus carros antes de sua produção, especialmente os modelos esportivos.

Nessa mudança, mesmo com vendas menores, a Audi passou a respirar melhor por aqui, ainda que a produção tenha sido encerrada. O ponto de virada aí foi deixar de ser uma marca de “A3 e Q3”, optando por produtos mais exclusivos, como A4 e A5.

Brasil: Audi ainda considera produção, apesar do mercado menor

Mas, a eletrificação também foi outra ação da Audi para ser mais exclusiva e menos generalista. Para a marca, não faz mais sentido vender volumes altos e nem carros mais acessíveis, como ocorreu no passado.

Ainda assim, com volumes menores, a Audi enxerga que é possível ainda ter produção nacional. A empresa não diz muito, mas no próximo mês, um anúncio será feito por aqui.

Mesmo com a produção no México (Q5 e Q5 Sportback) sendo mais viável, a Audi entende ser importante ter uma produção local.

Nesse caso e tendo em vista o mercado de SUVs e crossovers, em alta por aqui, o Q3 é aquele que tem maior chance de ser feito aqui, novamente.

No mercado de luxo, apenas a BMW manteve seu portfólio nacional sem alterações, enquanto a Mercedes-Benz o abandonou por completo. A Land Rover mantém o Discovery Sport e reiniciará a produção do Evoque por aqui.

[Fonte: Exame]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Brasil: Audi ainda considera produção, apesar do mercado menor é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *