Mercado: venda de SUV supera hatch compacto em junho

COMPARTILHE!

Mercado: venda de SUV supera hatch compacto em junho

“Daqui há alguns anos os SUVs vão superar os carros compactos no Brasil”. Se você já leu isso em algum lugar, comece a rever essa ideia. No mês de junho, os ditos utilitários esportivos emplacaram mais que os hatch compactos.

Pela primeira vez na história do mercado nacional, esse tipo de veículo superou os “populares”. Mas, isso é a soma de alguns fatores, ou melhor, a subtração. A mudança foi registrada nas vendas parciais de junho no dia 11.

No acumulado de 2021, os hatches ainda ganham com 31,5%, mas os SUVs têm 31,2%. Nos últimos 15 anos, os utilitários esportivos vêm ganhando cada vez mais espaço nas lojas e nas ruas, assim como nas estratégias das marcas.

Mercado: venda de SUV supera hatch compacto em junho

Essa corrida pelo SUV só não foi maior porque as principais marcas deram de ombros para o segmentos nesse período. Com exceção de GM e Ford, players como Fiat, Volkswagen e Toyota ignoraram o potencial dos SUVs compactos.

Estes são os que puxam a fila, mas a GM não emplacava bem o Tracker mexicano e cometeu o erro de não fazê-lo aqui (eles reconheceram isso…), enquanto o EcoSport perdeu apelo diante das novidades que chegaram.

Agora, a VW já tem quatro SUVs no mercado, sendo três com volume de vendas, enquanto a Toyota percebeu que só a SW4 (estamos falando de volume) não iria salvar a lavoura. O Corolla Cross já virou para cima do Corolla…

Mercado: venda de SUV supera hatch compacto em junho

Na Fiat, bem, a italiana adormeceu enquanto a Jeep virava de marca de nicho para ricos a uma bandeira extremamente popular, gerando vendas expressivas até agora. Nessa balada, a empresa de Betim soma Pulse e o irmão “cupê” 376 para 2022.

E isso tudo porque ainda não vimos a geração “indiana”, que certamente jogará areia sobre os hatches compactos. No momento, contudo, a virada dos SUVs também tem mais relação com a crise dos chips.

Mercado: venda de SUV supera hatch compacto em junho

Com redução para HB20 e a ausência do mais vendido, o Onix, o segmento declinou também com as paralisações temporárias em outras marcas que vendem muito desses carros, como a VW, por exemplo.

O fim de Etios, Ka, up e outros, acelerou a redução na oferta de hatches, enquanto os considerados “SUV´s” viram apenas o Aircross abandonar a linha, além do EcoSport.

Perdas que foram rapidamente suplantadas por mais novidades. Hatch compacto? No futuro breve pode ser opção apenas para “entusiastas”…

[Fonte: Infomoney]

© Noticias Automotivas. A notícia Mercado: venda de SUV supera hatch compacto em junho é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More