Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso é reconduzida à presidência da Abema

COMPARTILHE!

Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso é reconduzida à presidência da Abema

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, e o Secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, são a presidente a o vice-presidente da gestão 2021-2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema)


Lorena Bruschi

| Sema-MT

Vice-presidente da Abema, Eduardo Taveira, presidente Mauren Lazzaretti, e a secretária-geral, Márcia Cristina Telles – Foto por: Assessoria

Vice-presidente da Abema, Eduardo Taveira, presidente Mauren Lazzaretti, e a secretária-geral, Márcia Cristina Telles

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, e o Secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, são a presidente a o vice-presidente da gestão 2021-2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) eleitos por unanimidade em assembleia geral, realizada nesta terça-feira (29.06), por videoconferência.

Passam a integrar o Conselho diretor do biênio a secretária-geral, Márcia Cristina Telles de Araújo Lima (INEMA/BA), o 1º secretário Marcos Rodrigues Penido (SIMA/SP) e o 2º secretário, Leonlene Aguiar (IDEMA/RN).

Reconduzida à presidência, Mauren Lazzaretti agradeceu a todos pela colaboração na condução da Abema, e afirma que o objetivo é continuar o trabalho de fortalecimento da Abema e a discussão das pautas ambientais dos Estados.

“Todo esse trabalho foi desenvolvido não só pelos que compuseram a diretoria, mas os grupos de trabalho que se dedicaram para fortalecer a discussão e ampliar a participação dos Estados de forma cada vez mais ativa. Renovamos nosso compromisso de conduzir a Abema com união e manter os Estados fortalecidos”, avalia a presidente.

Como destaque da gestão a presidente elenca o fortalecimento institucional da Abema que aponta a importância dos órgãos estaduais como gestores de mais de 90% das políticas ambientais, e a participação na Conferência do Clima (COP-25), que ajudou a mostrar para o mundo as ações de preservação e produção sustentáveis nos estados.

O vice-presidente eleito, Eduardo Taveira, afirma que o principal legado é o consenso alcançado, como uma marca de que a gestão está no caminho certo. Para ele, a Abema é um espaço que vai além do seu papel institucional, onde os gestores podem compartilhar as angústias e encontrar soluções conjuntas para as questões dos estados. “Queremos aprofundar a participação de todas as regiões nos trabalhos afetos às suas áreas de atuação, como o licenciamento, e a capacidade de fiscalização”, explica.

Durante a assembleia também foram aprovadas por unanimidade as contas da gestão 2019-2020.

Confira a diretoria completa da Abema para o biênio 2021-2023:

Conselho Diretor

Presidente: Mauren Lazzaretti (MT/SEMA)
Vice-Presidente Executivo: Eduardo Costa Taveira (AM/SEMA)
Secretário-Geral: Márcia Cristina Telles de Araújo Lima (BA/INEMA)
1º Secretário: Marcos Rodrigues Penido (SP/SIMA)
2º Secretário: Leonlene Aguiar (RN/IDEMA)

Vice-presidências Regionais

NORTE: José Mauro de Lima O’de Almeida (PA/SEMAS)
NORDESTE: Artur José Vieira Bruno (CE/SEMA)
CENTRO-OESTE: Mauren Lazzaretti (MT/SEMA)
SUL: Everton Luiz da Costa Souza (PR/IAT)
SUDESTE: Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza (ES/IEMA)

Coordenação por Bioma

CERRADO: Marcílio Leite Lopes (RO/SEDAM)
MATA ATLÂNTICA: Marília Carvalho de Melo (MG/SEMAD)
AMAZÔNICO: Ionilson Sampaio de Souza (RR/FEMARH)
CAATINGA: José Antônio Bertotti Júnior (PE/SEMAS)

Conselho Fiscal

Titulares: Fabricio Hérick Machado (ES/SEAMA), Miyuki Hyashida (TO/SEMARH), Carlos Alberto Mendes Júnior (CE/SEMACE), Ailton Francisco da Rocha (SE/SEDURBS0)
Suplentes: Leonardo Schorcht Bracony Porto Ferreira (SC/SDE/SEMA) e Juliano Marcos Valente de Souza (AM/IPAAM)

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More