China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais

China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais
COMPARTILHE!

China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais

Parece que as projeções da Volkswagen a respeito do mercado de carros elétricos na China estavam equivocadas. Bom, pelo menos alguns já duvidam disso. Com investimento bilionário para ter uma gama ID própria no maior mercado do mundo, a alemã vê um começou ruim.

Lançando duplamente o ID.4 no país, sendo o ID.4 X pela FAW-VW e o ID.4 Crozz pela SAIC-VW, a Volkswagen certamente ainda teria um terceiro modelo do mesmo carro se a JAC-VW tivesse a capacidade para fazê-lo agora.

Como essa só fará a MEB em 2023, as outras duas sócias da VW partiram para construir as variantes do ID.4 com boa capacidade, cada uma com plantas dedicadas aos ID com 300.000 carros cada uma, seja em Foshan ou em Changchun.

China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais

Ainda assim, cada uma dessas montadoras, sócias da VW, esperava vender de 100.000 a 120.000 unidades (cada uma) do ID.4 local, porém, a energia não anda fluindo para os lados da marca.

Seguindo a consultoria LMC Automotive, a Volkswagen registrou em abril apenas 200 unidades vendidas (soma da dupla). Em maio, foram 1.213 unidades. Até agora, em torno de 5.000 carros foram vendidos e estamos falando dos dois.

Fontes locais disseram à Reuters que “essas metas agora parecem irrealistas”. Outra disse: “a demanda não atendeu às expectativas. Os clientes não querem comprá-los. ”

China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais

Três pessoas que trabalham nas duas montadoras chinesas, dizem que as fábricas da VW operam com 10% da capacidade. Provavelmente, esse é o motivo pelo qual a Volkswagen autorizou a produção do ID.3 no país.

Com o ID.6 indo em curso para a linha de produção, também duplamente falando, a Volkswagen tem problemas maiores. Outra fonte local disse que a marca tem nova rede de vendas da marca não está funcionando como deveria.

Além disso, faltam “funções inteligentes” nos carros, segundo uma fonte diz, visto que os concorrentes, como Xpeng e NIO, oferecem estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo e comando por voz.

China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais

Isso desestimularia os clientes a pagar pelos ID.4. Por fim, jogando areia no caminho, a própria concorrência acirrada na China está impondo uma barreira que até agora a VW não havia encontrado na terra do dragão.

Por lá, existem muitas marcas de carros elétricos com produtos de nível internacional e com tecnologias cada vez mais avançadas, como conexão 5G e reconhecimento facial, além da própria inteligência artificial.

Ambos partem de R$ 155 mil e chegam a R$ 217 mil. Por isso, com esses valores convertidos diretamente do yuan, com certeza ID.4 X e ID.4 Cross teriam vendido mais que na China. Alguém duvida?

 

© Noticias Automotivas. A notícia China: Ofensiva elétrica da VW para nos concorrentes locais é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *