Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

CAOA: Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!

CAOA: Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Um dos maiores empresários do setor automotivo nacional, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo CAOA, faleceu neste sábado (14) aos 77 anos, vítima de um câncer, enquanto dormia.

Carlos Alberto, médico nascido em Campina Grande, na Paraíba, iniciou sua carreira no setor automotivo em 1979, quando comprou uma concessionária Ford em sua cidade natal, após um Landau não recebido, devido à falência da loja.

De lá para cá, Carlos Alberto foi expandindo seus negócios com automóveis até se tornar o maior revendedor Ford do Brasil. Nos anos 90, ele ampliou sua atuação com a representação da marca Hyundai, assim como da Subaru e também da Renault.

CAOA: Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Com a saída desta última, que acabou se tornando uma filial da marca francesa, CAOA decidiu manter-se com as duas marcas já conhecidas, além da grande rede de concessionárias que as representava, assim como com a Ford.

Nos anos 2000, Carlos Alberto ampliou rapidamente a Hyundai, iniciando inclusive a produção local de alguns produtos da marca, em meio a um marketing questionável e outras polêmicas envolvendo seu nome, com inúmeros processos.

Ainda assim, Carlos Alberto conseguiu converter a Hyundai em uma marca admirada pelo consumidor nacional, o que levou o fabricante coreano a apostar em uma filial local, mesmo com CAOA como representante da mesma.

Apesar da HMB em Piracicaba-SP, Carlos Alberto mantinha a CAOA com sua produção em Anápolis-GO e chegou a fazer investidas para uma segunda planta no Nordeste, em outra ação polêmica.

CAOA: Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Recentemente, o médico e empresário do setor automotivo, conseguiu adquirir o controle da Chery no Brasil e assim tornar a marca chinesa igualmente respeitada no mercado, num contraste em relação ao período anterior à CAOA.

Investindo pesado na agora Caoa Chery, ele iniciou os planos para trazer a marca premium Exeed ao Brasil, operando agora duas fábricas no país. Carlos Alberto, pouco antes de falecer, teve sua última vitória no setor que escolheu para atuar.

Conseguiu parecer favorável numa disputa judicial, num tribunal arbitral na Alemanha, contra a Hyundai, garantindo que a CAOA continue sendo a representante da marca coreana no país até o fim do contrato vigente.

Após longo tratamento contra o câncer, debilitado pela doença, Carlos Alberto de Oliveira Andrade deixa o grupo CAOA como o maior do setor automotivo brasileiro, no caso de origem e capital nacional. Seu enterro será às 17:30h no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

 

© Noticias Automotivas. A notícia CAOA: Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!