Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Secretaria orienta a não operar maquinário no período mais quente do dia para evitar queimadas em MT

Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!

A secretaria de Estado de Meio Ambienta divulgou, neste domingo, orientações para não usar durante o período de estiagem, que vai até o mês de outubro, maquinário em áreas rurais entre às 10h e 15h. Neste período do dia há risco de se provocar um incêndio, que pode tomar grandes proporções pela baixa umidade.

O primeiro incêndio de grande proporção deste ano no Pantanal, que já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, começou no dia 7 deste mês, por conta de um acidente em um maquinário, em uma área particular.

“Reforçamos que não executem nenhuma ação com maquinários, mesmo que seja uma ação importante, como o caso de aceiros mecânicos, durante o período mais crítico de calor do dia pois o risco de acidentes é grande. Um incêndio causa a necessidade de uma intervenção grande do poder público, um prejuízo enorme aos particulares e ao meio ambiente”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Foram atingidos pelo fogo cerca de 2 mil hectares, e empregados recursos e equipes que trabalharam 24 horas durante quase uma semana para conter as chamas, por meio da Operação Guardiões do Pantanal.

O Estado instalou um Posto de Comando provisório para coordenar as ações no local. Foram utilizadas duas aeronaves para lançar água, maquinários para aceiros mecânicos, caminhão pipa, camionetes, e acessórios de combate ao fogo, com a cooperação e apoio de particulares.

Em Mato Grosso, o período proibitivo do fogo começou no 1º de julho e vai até 30 de outubro. Com o decreto, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

Agronotícias – Só Notícias
Read More

COMPARTILHE!