Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Comissão Intergestores Bipartite se reúne com secretários municipais de saúde para estreitar ações com o Estado

Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!

Comissão Intergestores Bipartite se reúne com secretários municipais de saúde para estreitar ações com o Estado

Além de alinhar discussões em torno do SUS, o encontro descentralizado permitiu conhecer a realidade de cada gestor


Durcy Arévalo e Fernanda Nazário

| SES-MT

O local para a próxima reunião CIB está sendo decidido. – Foto por: Durcy Arévalo

O local para a próxima reunião CIB está sendo decidido.

Com objetivo de aproximar o Governo do Estado das secretarias municipais de saúde, estreitando assim o relacionamento com os gestores, foi realizada nesta sexta-feira (08.10), em Primavera do Leste Leste (a 240 quilômetrs de Cuiabá), a primeira reunião descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT).

O secretário Estadual de Saúde e presidente da CIB, Gilberto Figueiredo, enfatizou que este novo formato visa, além de estreitar as discussões com os municípios, permite conhecer de perto a realidade dos gestores municipais.

“Levar a CIB até municípios do interior de Mato Grosso é importante para estreitarmos o elo com os gestores e fazermos uma gestão de proximidade com as Secretarias Municipais de Saúde. Dessa forma, conhecemos a realidade de cada gestor e construímos políticas públicas mais efetivas de acordo com cada cenário”, avalia o secretário.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, que participou da abertura da reunião, agradeceu pela iniciativa e parabenizou a atual gestão pelos avanços na área da saúde. “Agradeço ao secretário Gilberto por todo trabalho que tem feito frente à SES, por meio de investimento e parceria na área da saúde junto ao nosso município. Temos visto de perto a transformação que passa o Sistema Único de Saúde (SUS) no nosso Estado”, diz Bortolin

O evento contou com a presença de cerca de 70 gestores municipais da área da Saúde, com representatividades de 12 regiões. O local para a próxima reunião CIB está sendo decidido.

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto Felipe, esse encontro representa inovação na saúde de Mato Grosso. “Essa CIB é histórica para a Comissão e de muita relevância para os municípios trocar experiências, discutir as problemáticas e políticas públicas a serem implementadas em cada região”, ressalta Marco.

Dentre as pautas debatidas no encontro está a utilização dos saldos residuais oriundos da Emenda Parlamentar, homologação de resoluções sobre operacionalização, distribuição, armazenamento e aplicação de vacinas contra Covid-19, além do credenciamento ou habilitação de Unidades Descentralizadas de Reabilitação do interior do Estado.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e as decisões validadas pela Comissão precisam ser unânimes.

Participaram da reunião a secretária Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, além das secretárias adjuntas da Saúde Estadual de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes; de Finanças e Convênios, Ivone Lucia Rosset; de Regulação, Fabiana Bardi; de Atenção e Vigilância à Saúde em exercício, Alessandra Moraes.

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More

COMPARTILHE!