Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Relatório da Ouvidoria Geral de Polícia traz redução de 19% nas ocorrências registradas

Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!

Relatório da Ouvidoria Geral de Polícia traz redução de 19% nas ocorrências registradas

Diálogo com órgãos de segurança e sociedade civil ajuda a aproximar atendimento das nessecidades da população


Augusto Pereira

| Ouvidoria Geral de Polícia

Ouvidoria Geral de Polícia esteve nos extremos do Estado de Mato Grosso em 2021 – Foto por: Augusto Pereira

Ouvidoria Geral de Polícia esteve nos extremos do Estado de Mato Grosso em 2021

Após dois anos de crescimento no número de atendimentos da Ouvidoria Geral de Polícia, o ano de 2021 aponta significativa queda de 19% no número de registros, com 270 ocorrências, em comparação às 333 de 2020. É o que aponta o Relatório Anual de Gestão 2021 da Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso, apresentado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) na última sexta-feira (11.02).

A apresentação do relatório é parte das atividades previstas na lei estadual 7.286 de maio de 2000, que define as competências da Ouvidoria Geral de Polícia. Os dados anuais ajudam na gestão da Segurança Pública do Estado e na avaliação da imagem que os órgãos de segurança têm perante a sociedade.

Tipos de ocorrência:

69 pedidos de informação
58 reclamações
02 elogios
110 denúncias
05 sugestões

Nos quatro cantos do Estado em 2021

A Ouvidoria Geral de Polícia esteve nos extremos do Estado de Mato Grosso em 2021. Depois de muito tempo de reservas, com os cuidados para a transmissão do coronavírus, a equipe da OGP pôs o pé na estrada e visitou Comodoro (região oeste), Cáceres (sudoeste) Matupá e Peixoto de Azevedo (no norte),  Porto Alegre do Norte, Canabrava, Santa Terezinha e Vila Rica (no nordeste), Rondonópolis Jaciara, Juscimeira e Campo Novo (no sul). 

A Ouvidoria Geral de Polícia ouviu comandantes da PM, delegados de polícia e representantes da sociedade civil organizada. Para o ouvidor geral, esse diálogo é um fator que contribui para a redução dos números.

No total, os trechos somam mais de 8 mil quilômetros rodados em que foram realizadas reuniões com comandantes da Polícia Militar, delegados e conselhos de segurança. O número de atendimentos se manteve em alta em 2021, com uma leve queda em relação a 2020.

“Uma parte maior da sociedade passou a conhecer o órgão de controle social e fez uso dele quando necessário. Era esperado que depois de uma grande elevação, houvesse uma estabilização”, afirma Lúcio Andrade, Ouvidor Geral de Polícia. Apesar da redução em 2021, o número ainda se mantém bem acima das 66 ocorrências de 2019.

Com a vacinação avançando, a Ouvidoria retoma as atividades com público, para a continuar próxima à sociedade. Leia o relatório na íntegra para conhecer a localização predominante e o gênero das pessoas que acessam a Ouvidoria Geral de Polícia.

C

Governo do Estado de Mato Grosso
Read More

COMPARTILHE!