Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Mazda MX-30 reviverá rotativo Wankel ainda em 2022

Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!

mazda mx 30 1

O motor rotativo Wankel voltará ao mercado mundial após anos de ausência com a partida do último Mazda RX-8. Agora, no entanto, ele retornará a bordo de um carro elétrico, o MX-30.

Lançado como uma opção para cumprir tabela na Europa, de modo à Mazda não receber multas ambientais, o MX-30 terá um novo papel na japonesa, mostrar que o velho Wankel pode retornar limpo.

Segundo o periódico japonês Nikkei, o MX-30 com motor rotativo estará no mercado doméstico ainda este ano, mas com o propulsor funcionando como gerador apenas.

Seguindo o princípio do e-Power da Nissan, o Wankel a bordo do MX-30 será responsável por recarregar a bateria de lítio e alimentar diretamente o motor elétrico.

Como a Mazda já avisou que seu portfólio terá opções 100% elétricas para todos os modelos, o Wankel chega num momento interessante, mas ainda assim datado.

Devido a seu pequeno porte, mesmo com dois êmbolos triangulares, além da suavidade no funcionamento, o motor rotativo se torna ideal para funcionar em carros elétricos.

mazda mx 30 2

Com ele, o MX-30 poderá ampliar bastante o alcance de suas células, que atualmente garantem somente 209 km com 35,5 kWh.

Seu motor elétrico tem 143 cavalos e garante-lhe um bom rendimento, porém, o Mazda MX-30 já usa um motor a combustão como gerador e propulsor até, mas isso apenas para alguns países.

Austrália, Japão e Nova Zelândia recebem o MX-30 com motor 2.0 Skyactiv-e com gasolina, usando motor elétrico de 32 cavalos no eixo traseiro e potência final de 145 cavalos.

Esse 2.0 não é a melhor coisa que a Mazda tem para colocar num carro elétrico, por isso, o MX-30 apostará num motor rotativo para ter mais eficiência, mesmo que ele tenha apenas 38 cavalos.

Também se espera que o Wankel ainda seja usado numa releitura do RX-7 ou RX-8, reintroduzindo o modelo que saiu de linha com o rotativo em 2012, por não atender a legislação ambiental.

[Fonte: Nikkei]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!