Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Motores: Tupy compra MWM por US$ 865 milhões

Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!

mwm

A MWM é um dos mais importantes fabricantes de motores diesel do país e da América Latina, e agora passou para as mãos da fundição Tupy.

Esta última é uma das mais tradicionais empresas do setor automotivo nacional, fornecendo blocos e peças fundidas para as montadoras nacionais desde tempos imemoriais.

A multinacional brasileira foi adquirida pela companhia nacional por US$ 865 milhões, mas ainda está sujeita à lei antitruste no Brasil.

A MWM terá serviços integrados com os da Tupy, mais precisamente em fundição, usinagem, montagem, validação técnica e engenharia.

Para a Tupy, a MWM aumentará o alcance da empresa em uma área onde ela nunca atuou, ou seja, na produção de motores e grupos geradores, notadamente a diesel.

Como se sabe, a MWM fornece motores para picapes, caminhões, ônibus, tratores, entre outros, sendo uma marca amplamente conhecida no mercado automotivo nacional há décadas.

Já a Tupy continuará a atuar com o fornecimento de usinados para os fabricantes nacionais e estrangeiros, incluindo ainda atuação coma Teksid, empresa comprada da Stellantis.

mwm a

A compra, no entanto, ocorreu em grande parte por causa da saída da Ford do setor produtivo nacional.

Eterna concorrente da Cummins no Brasil, a MWM atualmente está produzindo grupos geradores, mas com a Tupy, espera voltar à produção de motores para veículos comerciais.

Com 600 pontos de vendas de peças e componentes em todo o país, a MWM tem ainda 300 oficinas especializadas para manutenção de seus motores.

Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, disse: “Juntas, MWM e Tupy tornam-se uma companhia singular no mercado. Vamos nos unir a uma empresa com grande capital intelectual e tecnológico, cultura empreendedora e elevada credibilidade técnica em nossa indústria”.

Rizzo completou: “Com a competência técnica desse time, estenderemos os serviços por eles oferecidos aos nossos clientes atuais”.

A MWM produziu motores de picapes famosas, como a Ford F-1000 e F-250, assim como também o Duramax 2.8 da GM, que equipa a Chevrolet S10.

Nos caminhões, abasteceu as linhas da Ford e VWCO durante anos, assim como fez um V12 diesel para o tanque militar Osório da Engesa.

[Fonte: Automotive Business]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!