Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Comissão de frente será critério de desempate de notas no Carnaval de SP

Comissão de frente será critério de desempate de notas no Carnaval de SP
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

(FOLHAPRESS) – A comissão de frente será o critério de desempate de notas para as escolas de samba que desfilaram no Carnaval de São Paulo em 2022. O sorteio que definiu a regra foi realizado na noite desta segunda-feira (25) na sede da Liga Independente das Escolas de Samba.

A apuração das notas será realizada nesta terça-feira (26), a partir das 16h.

A ordem de leitura das notas das escolas será harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e, por fim, comissão de frente. Ao todo, a votação conta com 36 jurados e as notas variam entre 9 e 10 com casas decimais.

Até as 20h30 desta segunda, no entanto, não haviam sido divulgadas as punições do grupo especial do Carnaval de 2022.

Em São Paulo, 14 agremiações disputam o título do Carnaval 2022: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real, Vai-Vai, Gaviões de Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império da Casa Verde.

Após dois anos de pandemia, o Sambódromo do Anhembi foi marcado no último fim de semana por desfiles que referenciaram entidades de religiões de matriz africana, como Xangô e Exu, caso da Águia de Ouro, atual campeã do Grupo Especial.

Maior campeã do Carnaval de São Paulo com 15 títulos, a Vai-Vai, que voltou à elite do samba paulistano em 2020. Neste ano, contou com um samba-enredo intitulado “Sankofa”, nome de um pássaro sagrado africano, para ilustrar a necessidade de resgatar suas origens.

Outro assunto que também apareceu na avenida foi a política brasileira. Duas escolas tiveram referências políticas. A Rosas de Ouro fez referência a uma frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em dezembro de 2020, que afirmou que não havia garantias no contrato com a farmacêutica Pfizer sobre efeitos colaterais da vacina contra Covid-19.

À época, ele declarou: “Se tomar e virar um jacaré, é problema seu. Se virar um super-homem, se nascer barba em mulher ou homem falar fino, ela [Pfizer] não tem nada com isso”.
No último carro da Rosas de Ouro, penúltima escola do grupo especial a desfilar no Carnaval em São Paulo, uma enfermeira aplicou uma injeção no “presidente”. Nisso, após um efeito de fumaça, uma porta secreta girou, e um jacaré apareceu. Parte do público aplaudiu e passou a gritar “fora, Bolsonaro”.
A Gaviões da Fiel também fez referências políticas, porém, de forma mais velada. O cabeleireiro Neandro Ferreira, 55 anos, desfilou usando terno e uma faixa semelhante às usadas por presidentes, mas sem nenhuma menção direta a Bolsonaro. Ao lado dele, a cabeleireira Gisele Porto, de terninho e saia, também usava uma faixa e interpretava uma primeira-dama.
A primeira noite, que aconteceu na sexta-feira (22), foi marcada por atrasos e falhas técnicas. O segundo carro da Acadêmicos do Tatuapé, por exemplo, quebrou assim que entrou na avenida, já com o sol raiando.
O momento foi marcado por tensão entre os integrantes da escola, que ampliaram o número de pessoas para empurrar a alegoria e para tentar evitar eventuais problemas com os jurados.
A Mancha Verde também foi prejudicada por problemas em um de seus carros, o que atrasou em cerca de dez minutos o desfile. No entanto, a escola conseguiu terminar o desfile a tempo.
O clima da retomada à vida presencial tomou conta do público durante o feriado de Tiradentes. Neste momento de superação da maior crise sanitária dos últimos tempos, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo classificou o Carnaval 2022 como o “Carnaval da vida”.
O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também comentou a retomada dos desfiles em entrevista à Folha neste domingo (24). Ele elogiou as escolas de samba e disse que o nome “‘Carnaval da Vida’ reflete exatamente o que foi uma das festas populares mais importantes da nossa cidade.”

Notícias ao Minuto Brasil – Brasil
Read More

COMPARTILHE!