Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Igrejas com tapetes coloridos de Corpus Christi esperam retomar público pré-Covid

Igrejas com tapetes coloridos de Corpus Christi esperam retomar público pré-Covid
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

(FOLHAPRESS) – Depois de dois anos sem a procissão sobre tapetes coloridos de Corpus Christi, paróquias de cidades com a tradição na festa projetam retomar o público de 2019, de antes da pandemia de coronavírus.

Entre as cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto projeta receber 5.000 pessoas na quinta-feira (16), e Sabará, 1.000 pessoas, público semelhante ao estimado da última festa presencial, de 2019.

Já Matão, no interior de São Paulo, espera um volume ainda maior de pessoas, entre 30 mil e 40 mil pessoas, público semelhante ao da celebração em 2019.

Em Ouro Preto, a celebração começará na paróquia de Nossa Senhora do Pilar, com uma procissão até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões.

A prefeitura colabora com a logística do trânsito e a doação do material para a confecção de tapetes pela comunidade local, como meia tonelada de serragem colorida, cal e pó de café reutilizado.

O trajeto se estende por aproximadamente 3 km. “A comunidade aguarda com alegria a oportunidade de retomar todas as atividades presenciais na Igreja”, comenta o pároco da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Ubelino Couto.

A primeira celebração a ser retomada foi a Semana Santa, onde houve grande participação de fiéis locais e visitantes.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Cultura de Sabará convocou a população para participar da confecção de 400 metros de tapetes de serragem por meio da campanha Mãos de Fé, cuja montagem está sendo iniciada nesta quarta (15), na véspera do feriado.

Ao longo do dia, serão moldados em serragem, sal, pó de café, pedrarias e corantes imagens de Jesus, cálice de vinho, Santa Hóstia e outros elementos temáticos.

A primeira missa acontecerá na quinta-feira, a partir das 8h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico da cidade, seguindo percurso tradicional até a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Além das atividades religiosas, a Prefeitura de Sabará promove atividades culturais que envolvem música, artesanato, oficinas de confecção de minitapetes e uma exposição de fotografias de celebrações de Corpus Christi anteriores.

O Secretário de Cultura de Sabará André Alves espera que a festividade atraia cerca de mil pessoas, mesmo público que participou do evento nos anos anteriores à pandemia. “É um momento importante para Sabará como destino turístico, oportunidade que os visitantes têm para conhecer mais da cidade, da sua história e seu patrimônio preservado”, destaca.

Em Matão, no interior paulista, a festividade é considerada patrimônio cultural e histórico da cidade. Para os tapetes ornamentais que ocuparão 12 quarteirões, serão utilizadas 70 toneladas de dolomita.

Os desenhos mais simples serão feitos a partir de moldes personalizados, confeccionados de acordo com a solicitação de grupos responsáveis. Artistas, estudantes e voluntários começarão a moldar os tapetes mais elaborados às 4h da manhã de quinta-feira.

Para um público esperado de 30 mil a 40 mil pessoas, a Prefeitura de Matão mobilizou diversas secretarias municipais, como cultura, educação e finanças.

Ao longo de dois dias de festividade, a população local e visitantes terão opções de lazer como shows, intervenções artísticas, exposições de flores e artesanato acontecendo em dois núcleos diferentes.

A programação terá um custo de R$ 300 mil e a expectativa é que os turistas possam gerar uma receita que torne o evento sustentável financeiramente para a cidade.

O Secretário de Administração e Finanças de Matão, Willian Di Gaetano Bassi diz que há uma procura crescente de pessoas em relação à celebração deste ano. “A festa ficou dois anos sem ser feita da forma funcional.”

Bassi também nota que já existe uma movimentação na cidade para o feriado. “As pessoas estão vindo para cá e tem tido o sentimento de nostalgia, de voltar a visitar e ver os tapetes lindos que Matão proporciona a toda região.”

Fonte: Notícias Ao Minuto
Artigo extraído do site www.noticiasaominuto.com.br

COMPARTILHE!