Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Produtores de Mato Grosso ganham 19 APPs para ‘produção mais eficiente e sustentável’

Produtores de Mato Grosso ganham 19 APPs para ‘produção mais eficiente e sustentável’
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Mostra Tecnológica do Famato Embrapa Show será uma boa demonstração do quanto a tecnologia digital faz parte do cotidiano rural, que será de 22 a 24, em Cuiabá, com apresentação de 19 aplicativos para dispositivos móveis desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para auxiliar homens e mulheres do campo a produzirem de forma ainda mais eficiente e sustentável.

Austeclínio Lopes de Farias Neto, coordenador técnico do Famato Embrapa Show, explica que a seleção para a mostra seguiu diversos critérios, sendo um deles a exposição de tecnologias finalizadas já disponíveis ao mercado. “Definimos soluções que, na avaliação da equipe técnica, têm maior potencial de impacto para as cadeias de grãos, fibras, bioenergia e carne em Mato Grosso”, afirma.

O Pasto Certo, app desenvolvido para ajudar o produtor a escolher a melhor variedade de forrageira e suas principais recomendações de manejo e restrições. Para garantir a sombra tão desejada pelo rebanho nas fazendas, o aplicativo Arbopasto é uma ótima alternativa: ele indica quais, dentre 51 espécies nativas, são as mais adequadas à cada pastagem. Ainda para a pecuária de corte, o ControlPec auxilia na gestão da fazenda e o Suplementa Certo ajuda a calcular o custo-benefício da suplementação na seca.

Para os sistemas de produção de suínos e frangos de corte, um dos destaques é o Custo Fácil, que auxilia tanto o produtor quanto a assistência técnica a estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja.

Na agricultura, aplicativos como o Afere, que calcula a recomendação de adubação, o Zarc-Plantio Certo, que traz informações sobre as janelas de plantio, e o Programa de Seguro Rual, são exemplos que facilitam a vida do agricultor.

Já o Dr. Feijão é um aplicativo que orienta sobre como otimizar o sistema produtivo do feijão comum, fornecendo informações sobre o desenvolvimento da planta e formas de manejo para controle de pragas e doenças. O sistema também libera publicações técnicas e permite que o produtor encontre parceiros para adquirir sementes, além de permitir o contato direto com a Embrapa.

A imersão no universo de tecnologias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária de Mato Grosso foi idealizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) ainda em 2019. Agora, já no formato de evento interativo, está sendo organizado em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sena).

A Mostra Tecnológica do evento será no Cenarium Rural, em Cuiabá, a partir das 8h. A informação é da assessoria da Famato.

Agronotícias – Só Notícias
Read More

COMPARTILHE!