Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Calor e fumaça: Alta Floresta registra temperatura mais alta do Brasil nesta segunda-feira

Calor e fumaça: Alta Floresta registra temperatura mais alta do Brasil nesta segunda-feira
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A semana começou muito quente no Pará, Tocantins, Maranhão e o norte de Mato Grosso. Estes foram os estados mais quentes do Brasil nesta segunda-feira, 29 de agosto, com temperaturas entre 38°C e 40°C.

O aeroporto de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso registrou 40°C e em Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, fez 39,5°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Porto Nacional (TO), o Inmet registrou 39,3°C e em Carolina,  no sul do Maranhão, o calor chegou aos 39,1°C.

Grande contraste térmico no Brasil

O finalzinho de agosto e os primeiros dias de setembro de 2022 serão marcados por grande contraste térmico no Brasil. O Sul e o Sudeste sentem os efeitos do ar frio de origem polar durante toda a semana, que vai manter as noites e o amanhecer bastante frios. O aquecimento é gradual até o fim da semana, mas será notado à tarde.

Este ar polar não interfere no centro-norte do Brasil que vai esquentar cada vez mais até o fim da semana. Temperaturas de 40°C, ou muito próximas deste valor poderão ser registradas em áreas do Centro-Oeste, no sul da Região Norte e no interior do Nordeste.

Calor e fumaça

Além do calorão, a população do Pará, Mato Grosso, Tocantins, Acre e Maranhão sentem o desconforto da fumaça das queimadas. No período de 48 horas considerando o domingo, 28, e a segunda-feira, 29 de agosto, estes foram os estados com maior quantidade focos de fogo.

Nestes dois dias, o monitoramento de queimadas feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais detectou 1093  focos de fogo no Pará, 719 em Mato Grosso, 380 no Tocantins, 314 no Acre.

 

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE