Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

MEC prorroga prazo de inscrições do Prouni após falhas no sistema

MEC prorroga prazo de inscrições do Prouni após falhas no sistema
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

(FOLHAPRESS) – O MEC (Ministério da Educação) prorrogou o prazo de inscrições no ProUni (Programa Universidade para Todos) após falhas no site de cadastro. O sistema seria encerrado nesta quinta-feira (4), mas será estendido até sexta (5).

Candidatos se queixam nas redes sociais desde terça-feira (2) sobre problemas no processo de inscrição. De acordo com os relatos, o sistema tem sumido com vagas antes anunciadas e não apresentava a nota de corte parcial para cada curso.

Essa classificação parcial serve como parâmetro para os candidatos identificarem se seus desempenhos no Enem são suficientes para conquistar a bolsa. Há possibilidade de mudar de curso e instituição dentro do período de inscrição.
Em nota, a pasta afirma que o sistema de ranqueamento estará disponível ainda nesta quarta (3).

“Ressaltamos ainda que, para garantir o direito de que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar do programa, o MEC prorrogará o prazo de inscrições do Prouni até sexta-feira (5)”, diz a nota.

“Os estudantes estão atirando no escuro, o que atrapalha diretamente a possibilidade de milhares terem acesso à sua vaga no ensino superior”, publicou a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). “O mais grave é que as vagas estão ‘sumindo’. Exigimos respostas imediatamente!”

No caso do sumiço de vagas, candidatos divulgaram o exemplo do curso de medicina na Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgão), em Teresópolis (RJ), que iniciou o processo de inscrição com a oferta de 61 vagas mas na manhã desta quarta apareceu com 50.

A pasta foi questionada mas não deu informações sobre alterações no número de vagas.

O processo seletivo do ProUni aberto neste momento é voltado para ingresso no 2º semestre deste ano. Como em todas edições, o candidato que quer participar precisa ter feito Enem, com nota mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, e nota da redação superior a zero.

O ProUni oferece bolsas de 50% e 100% para instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado para alunos da rede pública, mas a partir deste ano passou a valer nova regra criada no governo Jair Bolsonaro (PL) que possibilita o acesso de estudantes de escolas privadas a vagas não preenchidas.

Pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas têm a opção de concorrer às vagas destinadas às políticas afirmativas.

Na hora da inscrição, os candidatos podem selecionar duas instituições para concorrer, bem como dois cursos e dois turnos. As opções devem ser por ordem de preferência e os estudantes podem fazer alterações a qualquer momento durante o prazo de inscrição.

Será considerada válida a última opção confirmada na página do candidato quando o período de inscrição chegar ao fim.

VEJA O CRONOGRAMA DO PROUNI

Inscrição: 1º a 5 de agosto
Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto
Comprovação de informações da 1ª chamada: 8 a 17 de agosto
Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto
Comprovação de informações da 2ª chamada: 22 de agosto a 31 de setembro
Prazo para lista de espera: 5 e 6 de setembro
Divulgação da lista de espera: 9 de setembro
Comprovação de informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/rss/mundo
Artigo extraído do site Notícias Ao Minuto

COMPARTILHE!