Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Máquina para extração de óleo do babaçu faz em uma hora o trabalho de uma semana inteira

Máquina para extração de óleo do babaçu faz em uma hora o trabalho de uma semana inteira
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Tido para muitos como praga, o babaçu assegura um complemento na renda de várias mulheres do município de Cotriguaçu, na Amazônia mato-grossense. Como é o caso das agricultoras familiares do Grupo de Mulheres da Paz, da Associação Santa Clara.

Elas extraem um óleo do coco da planta, que pode ser utilizado para fins culinários, cosméticos e até industriais. Estima-se que cada litro do produto custe até R$150. Mas, de forma manual, é possível extrair apenas 10 litros do óleo de babaçu por dia.

Para assegurar uma melhor qualidade de trabalho para as agricultoras, o Instituto Centro de Vida (ICV) coordenou a compra de uma prensa extratora de óleos vegetais, que é capaz de produzir 50 litros por hora de trabalho.

Conforme explicou a técnica do Programa de Negócios Sociais do ICV, Benedita Mendes, foi realizada uma oficina com o intuito de capacitar as agricultoras no manuseio e nos cuidados necessários para limpeza e boas práticas.

“Antes, o processo era feito em uma máquina manuseada no braço, de forma bem artesanal. Era utilizada uma alavanca, uma máquina pesada, onde só a força das mulheres era utilizada, então isso demandava muito tempo”, explicou Benedita.

Agora, as agricultoras precisam apenas alimentar a máquina com o babaçu durante o uso. Após a extração do óleo, ele precisa ficar decantando por um período aproximado de 15 dias.

“A gente fez um intercâmbio no Maranhão em 2018, em que visitamos 3 agroindústrias comunitárias que atuavam com o babaçu, e essa máquina foi uma das coisas que a gente viu. As mulheres ficaram muito interessadas e disseram que seria muito útil no dia a dia de trabalho delas”.

O próximo passo é encontrar uma forma para utilizar o bagaço do produto. No maranhão, por exemplo, o resto do babaçu se transforma em ração para gado e peixe. A comercialização deste material pode ser uma nova fonte de renda para as agricultoras.

Fonte: https://www.icv.org.br/2022/09/maquina-para-extracao-de-oleo-do-babacu-faz-em-uma-hora-o-trabalho-de-uma-semana-inteira/

COMPARTILHE!