Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Novos focos de incêndios são registrados no Parque Cristalino II entre Alta Floresta e Novo Mundo

Novos focos de incêndios são registrados no Parque Cristalino II entre Alta Floresta e Novo Mundo
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Rede Pró UC, instituição de ação direta para a defesa das Unidades de Conservação do Brasil, sobrevoou nesta sexta-feira (9) o Parque Estadual Cristalino II, sul da Amazônia, entre os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo e constatou o avanço do desmatamento e dos incêndios florestais na região. Em agosto, outro incêndio de grandes proporções atingiu o Parque durante uma semana, em área que havia sido recém-desmatada. Organizações que acompanharam a situação calcularam que as chamas devastaram cerca de 1 mil hectares de floresta.

A diretora executiva da Ong, Angela Kuczach acompanhou de perto o avanço do fogo e do desmate na floresta, cuja fumaça e devastação atinge e encobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. “O cenário encontrado foi desesperador!”, disse a organização.

“Uma das unidades de conservação mais importantes da Amazônia, considerado um dos locais com a maior biodiversidade planeta, o Parque Estadual Cristalino II, vem sendo atacado vorazmente, tanto em tentativas de destituí-lo na justiça, quanto a destruição na prática de sua natureza exuberante”, exclamou a organização.

No sobrevoo, a diretora se deparou com cenário de destruição nas áreas de floresta amazônica primária em chamas. Além de muitas outras áreas desmatadas e outras já totalmente queimadas.

Procurados, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente ainda não se manifestaram sobre o caso.

Incêndios em agosto

Equipes do Corpo de Bombeiro retornaram ao Parque Cristalino II no dia 18 de agosto para combater o fogo que avançou sobre a floresta. A reserva está localizado na cidade de Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá. O fogo, que havia começado uma semana antes em uma área recém desmatada, segundo ONGs que acompanham a situação do local, queimou cerca de 1 mil hectares.

As equipes, que voltaram ao local na sexta-feira (18), utilizam um drone para ter a dimensão do impacto das chamas no lugar. Um monitoramento à distancia, por meio de satélite, também foi realizado no Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá.

Segundo o delegado Lucas Lélis, responsável pelas investigações, o incêndio pode ter sido causado por uma aeronave que pousou no local.

Setembro Cinza

De acordo com a organização Pró UC, O #setembrocinza á é o setembro com maior número de queimadas da história – em 9 dias o mês apresentou mais de 18 mil focos de incêndio.

De acordo com o pesquisador Carlos Nobre, uma das maiores autoridades no mundo sobre Amazônia e clima, “O desmatamento seguido por incêndios em um planeta mais quente está empurrando a Amazônia para o seu limite, com as regiões mais ao sul da floresta já em processo avançado de reversão para um ecossistema seco.”

O parque

O Parque Estadual Cristalino II tem 66 mil hectares e fica entre o Rio Teles Pires e a divisa com o Pará. Abrange os municípios de Novo Mundo e Alta Floresta e vive um imbróglio jurídico.

A Justiça havia decretado a extinção da unidade, mas o Ministério Público recorreu da decisão e alegou que não havia sido intimado e, assim, houve violação do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.

Localizado em zona de vegetação, que transita entre savana e floresta amazônica, possui nascentes de águas puras e grande variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte.

 

Fonte: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=508259&noticia=novos-incendios-sao-registrados-no-parque-cristalino-ii-sul-da-amazonia-veja-video

Olhar Direto

COMPARTILHE!