Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT
Anúncio Anúncio

Venda de iPhone sem carregador está suspensa no país, reforça Fecomércio de MT

Venda de iPhone sem carregador está suspensa no país, reforça Fecomércio de MT
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Fecomércio-MT orienta os lojistas mato-grossenses de eletroeletrônicos que comercializam aparelhos celulares da linha iPhone, sem carregadores, que suas vendas estão suspensas em todo o país. A medida atende ao pedido da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que, inclusive, decretou a aplicação de multa a fabricante Apple Computer Brasil no valor superior a 12 milhões de reais.

A empresa já havia sido processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem o respectivo carregador de energia para tomada de parede. O Procon Estadual decretou medida cautelar, suspendendo por tempo indeterminado a venda de iPhones sem carregador em todo o território de Mato Grosso.

De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Procon – MT, Edmundo Taques, em Mato Grosso já havia denúncia sendo apurada administrativamente pelo órgão estadual e, mesmo assim, a empresa persistiu na prática ilegal e que contraria os direitos do consumidor.

Já o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, orienta os comerciantes a respeitarem a decisão, evitando maiores prejuízos às empresas. “A medida deve ser seguida para evitar punições e, por isso, ressaltamos que os lojistas mato-grossenses que comercializam esses aparelhos esperem por novas orientações”.

Na defesa, a Apple alegou que a decisão de não fornecer os carregadores de bateria em conjunto com os smartphones teria sido por preocupação ambiental, para estimular o consumo sustentável.

No entanto, a Senacon alegou que os argumentos apresentados não foram suficientes, uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus, uma vez que é imprescindível o carregador para o funcionamento normal do telefone, caracterizando, assim, venda casada.

 Fonte: Gustavo Ourique – Assessoria
COMPARTILHE!