Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Campeonato pioneiro de miniatletismo será neste domingo em Mato Grosso

Campeonato pioneiro de miniatletismo será neste domingo em Mato Grosso
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Neste domingo, crianças de até 12 anos participarão do Campeonato Estadual de Miniatletismo 2022, que ocorre no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Promovido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) com o incentivo financeiro da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento traz um novo conceito de atletismo, desenvolvido de acordo com as necessidades infantis.

Segundo o presidente da FAMT, Tomires Campos Lopes, a nova configuração é diferente por se basear em atividades consideradas apropriadas às crianças e não seguir o modelo das competições de adultos. “Será um evento bem lúdico com caráter específico para a criançada, em que as provas serão feitas em equipes. Em vez daquelas provas tradicionais do atletismo, teremos atividades que buscam uma apropriação das habilidades básicas do ser humano que são usadas no atletismo: andar, correr, saltar e arremessar”.

Tomires explica ainda que o trabalho em equipe é o princípio básico do miniatletismo. Desenvolvido pelo órgão que gere o atletismo em nível mundial, a World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo), o novo conceito permite que todas as crianças da equipe sejam valorizadas e deem sua contribuição para o resultado coletivo.

“O fato de ser disputado em equipe torna o evento diferente dos outros. No miniatletismo, as crianças competem em grupos para marcar pontos e todos contribuem nas provas, um modelo de esporte mais atraente e acessível que pode, inclusive, ser levado às escolas”, destaca Tomires.

Pioneiro no país enquanto competição estadual, o campeonato de miniatletismo em Mato Grosso deve entrar como um dos critérios para concessão da Bolsa Atleta às categorias de base, benefício oferecido pela Secel-MT por meio do projeto Olimpus.

“Estamos felizes em fomentar aqui no Estado um movimento de vanguarda no país. No mês em que celebramos o Dia das Crianças, o campeonato traz uma proposta que une festividade, brincadeira, integração e fortalecimento das práticas esportivas. Com certeza, será um sucesso”, reforça o titular da Secel-MT, Jefferson Carvalho Neves.

O evento terá início às 8h e contará com a participação de equipes de clubes federados do Estado e de escolas públicas e privadas da Baixada Cuiabana.

Fonte: https://www.sonoticias.com.br/category/agronoticias
Artigo extraído do site Só Notícias

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE