Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Noruega expulsa 31 neonazis estrangeiros que participaram em manifestação

Noruega expulsa 31 neonazis estrangeiros que participaram em manifestação
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Neste domingo (30), a polícia da Noruega anunciou que vai expulsar 31 nazistas suecos e dinamarqueses detidos após participarem, no sábado, numa manifestação não autorizada no centro de Oslo.

“Vão ser multados e deportados do país de acordo com o artigo 121.º da Lei de Imigração”, disse uma responsável da polícia citada pela imprensa norueguesa sobre os neonazistas estrangeiros.

Um total de 35 manifestantes foram detidos – quatro deles noruegueses – por se recusarem a cumprir as ordens dos agentes para terminar com o protesto e terão de pagar uma multa de seis mil coroas norueguesas (cerca de 2.700 reais), noticiou a agência Efe.

O protesto, que juntou algumas dezenas de participantes, foi convocado pela organização neonazista escandinava Movimento de Resistência Nórdica, mas não tinha sido notificado às autoridades norueguesas.

A polícia recorreu à força para travar o percurso da manifestação e assumir o controle da situação. Um agente teve de ser tratado devido a empurrões, mas já teve alta, segundo as forças de segurança.

Para hoje, foi convocada uma manifestação antirracista em frente ao parlamento.

“Tomamos a iniciativa porque muitas pessoas ficaram assustadas e chocadas com a notícia de que havia nazis a marchar sobre Oslo. Eles não são bem-vindos aqui”, disse um dos organizadores à televisão pública NRK.

O Movimento de Resistência Nórdica, registado na Suécia como partido político, é uma organização neonazi que aspira estabelecer um estado nacional-socialista que inclua toda a península escandinava e a Islândia. É ilegal na Finlândia desde 2020.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/rss/mundo
Artigo extraído do site Notícias Ao Minuto

COMPARTILHE!