Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

“Barroco em Silva Freire” marca segunda live da série “Conversas ao pé do cajueiro”

“Barroco em Silva Freire” marca segunda live da série “Conversas ao pé do cajueiro”
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

“Barroco em Silva Freire” marca segunda live da série “Conversas ao pé do cajueiro”

A edição de novembro terá a participação do professor Vinicius Carvalho Pereira, da UFMT, e Larissa Silva Freire, com mediação da professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral

Protásio de Moraes
| Secom/MT

A Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária, fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais – Foto por: Divulgação

A Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária, fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais

O canal do Youtube da Casa Silva Freire exibe, na próxima terça-feira (29.11), às 19h30, a segunda live da série “Conversas ao pé do cajueiro”.  Vinicius Carvalho Pereira, professor do departamento de Letras da UFMT, e Larissa Silva Freire falam sobre o “Barroco em Silva Freire”.

Com mediação da professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral, a live integra a nova programação da Casa Silva Freire, uma das instituições vencedoras do edital Rede Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

“O barroco, na poesia visual do cerrado brasileiro, assinala que a obra de Silva Freire faz uma releitura dos elementos neobarrocos e concretos da arte de sua época à luz de sua cultura local, evidenciando outra possibilidade de entender a poesia visual brasileira da segunda metade do século 20. Detém atenção para observar a abundância dos recursos visuais e a reincidência do barroco como tema, figura retórica e item lexical nos poemas silvafreireanos, bem como observa que o neobarroco é ‘construído em diálogo com a cultura e o espaço cuiabanos’”, explica Vinícius Carvalho.

Para Larissa Silva Freire, o tema da live de novembro diz muito sobre o poeta, que gostava de destacar o tempo de observar os detalhes.

“A reapropriação do barroco por Silva Freire se torna o modo como o poeta habita o giro decolonial, um giro antropofágico, seu modo de entortar a linha reta com a pedra canga, que faz a fusão de linguagens vanguardistas com a fidelidade telúrica na defesa da herança atávica (contra o epistemicídio da cuiabania), no que inventa seu caminho literário”, adianta.

Vinicius Carvalho Pereira, professor do departamento de Letras da UFMT e Larissa Silva Freire falam sobre o “Barroco em Silva Freire”. Mediação da professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral

Além dos 12 programas “Conversas ao pé do cajueiro”, planejados para ocorrer mensalmente, a Casa Silva Freire oferece ainda uma série de visitas escolares guiadas e oficinas de formação.  

Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo de imensurável valor, com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais, que logo estarão totalmente disponíveis ao acesso público e gratuito.

Ponto de Cultura integrante da Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso, a Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do movimento Intensivismo e Poema//Processo, por meio da promoção e incentivos à cultura, educação, literatura, arte e ciências no Estado de Mato Grosso.

C

Fonte: mt.gov.br

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE