Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

MT Hemocentro e parceiros promovem campanha de doação de sangue

MT Hemocentro e parceiros promovem campanha de doação de sangue
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

MT Hemocentro e parceiros promovem campanha de doação de sangue

Um dos parceiros é uma joalheria de Cuiabá, que doará pulseiras soutache com pingente em prata com banho de ouro

Fernanda Nazário
| SES-MT

Hemocentro de Cuiabá – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Hemocentro de  Cuiabá

Com a proposta de intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado, o MT Hemocentro, em parceria com uma joalheria de Cuiabá, realizará nesta quarta e quinta-feira (09 e 10.11) a campanha MD + Vida.

Esse é o sexto ano da campanha. A ação é idealizada pelo empresário do ramo de joalheria, Márcio Designer, e sua família. Durante a ação, cada doador ganhará uma pulseira soutache com pingente em prata com banho de ouro.

As pulseiras estarão disponíveis nas cores verde, amarela e azul, em alusão à participação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Os voluntários podem realizar o agendamento por meio deste link, sendo o limite de 150 doações por dia.

“As campanhas internas e externas são imprescindíveis para a manutenção dos estoques de sangue do MT Hemocentro. Precisamos de mais doações para suprir a demanda da rede hospitalar e as entidades parceiras exercem um papel importante no chamamento de possíveis doadores”, diz a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Outras ações

Ainda durante o mês de novembro, estão previstas outras ações no MT Hemocentro. Segue até o dia 18 deste mês, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso, a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que visa mobilizar a corporação na missão de salvar vidas.

Nos dias 07 e 08, a unidade móvel do MT Hemocentro estará no Aeroporto Marechal Rondon, em frente à superintendência da Centro Oeste Airports. No dia 19 de novembro, a torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde, reforça o time de doadores e vai até o MT Hemocentro contribuir com a causa.

Nos dias 21 e 22, a Escola Estadual Elmaz Gattaz, de Várzea Grande, e a Bioseg Clínica, de Cuiabá, farão doação de sangue na unidade de saúde. No dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, haverá o encerramento oficial da campanha Bombeiro Sangue Bom e a abertura da campanha em parceria com o Curso de Formação de Soldados do Bombeiro Militar (CFSD BM- turma de 1998).

No dia 26, os membros da Igreja Universal farão doação de sangue na unidade. Nos dias 28 e 29, segue a campanha de coleta com a de CFSD BM. Concomitantemente a essa campanha, os trabalhadores da MRV e do Tribunal Regional Do Trabalho 23ª Região (TRT-MT) estarão no MT Hemocentro.

O dia 30 termina com a campanha interna de coleta da CFSD BM e coleta externa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso durante a gincana da solidariedade.

A coleta interna de doações é permanente na sede do MT Hemocentro e ocorre mediante agendamento. O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento à doação para o doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca doando em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

As doações podem ser agendadas no link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

C

Fonte: mt.gov.br

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE