Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Seplag premia equipes vencedoras do Desafio da Inovação

Seplag premia equipes vencedoras do Desafio da Inovação
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Seplag premia equipes vencedoras do Desafio da Inovação

A cerimônia contou com a participação das equipes vencedoras das competições esportivas e o anuncio do ganhador do Desafio da Inovação

D`Laila Borges e Mariana da Silva | Seplag

Vencedores do Desafio da Inovação 2022 – Foto por: Cristiano Emanuel

Vencedores do Desafio da Inovação 2022

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da adjunta de Gestão de Políticas Públicas, realizou nesta sexta-feira (04), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o encerramento e premiação da segunda edição do Outubro Movimente – Ideias em Movimento.

Participaram das atividades do Outubro Movimente 20 secretarias no total. Foram cerca de 20 horas de lives com oficinas e mesas realizadas ao longo do mês de outubro com intuito de fornecer suporte aos servidores que desenvolveram os projetos inovadores e participaram do Desafio da Inovação. Aproximadamente 1.500 funcionários públicos foram mobilizados.

Ao todo foram desenvolvidos 16 projetos gerando uma cultura de inovação e troca de ideias. Durante a cerimônia houve a apresentação de pitch das seis equipes finalistas selecionadas no Desafio da Inovação, onde cada uma contou com três minutos para apresentar sua proposta de projeto inovador.

Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, inovar é mais do que criar algo novo, é resolver problemas e encontrar soluções, e o Outubro Movimente possibilita isso. “O prêmio Desafio da Inovação visa proporcionar a valorização das ideias dos servidores e empoderá-los enquanto protagonistas de uma mudança de cultura dentro do ambiente público, para favorecer um local de trabalho criativo e aberto a práticas inovadoras e ao intraempreendedorismo”.

Dentre as propostas apresentadas tiveram projetos desenvolvidos e pensados inteiramente pelos servidores públicos, com intuito de solucionar problemas e desafios do dia a dia de trabalho com propostas inovadoras. Foram apresentadas iniciativas visando educação financeira, agilidade de atendimento com o público e cuidados com a saúde física e mental dos servidores.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, o maior trunfo da administração pública para entregar melhores serviços ao cidadão é o servidor público.

“Acreditamos que o genuíno servidor aprimora seus talentos pelo estudo e pela reforma íntima, e utiliza esses recursos na construção de um mundo melhor e auxilia o próximo ao atender suas legítimas necessidades. Nossa missão na área de inovação e intraempreendedorismo é apoiar nossos colegas servidores preparando mecanismos para se beneficiarem desse poderoso elemento do progresso”.

Equipe vencedora em 1º lugar do Desafio da Inovação. Foto por: Cristiano Emanuel

Vencedores

Em 1º lugar ficou o projeto “Espaço Inspire”, proposto por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que visa proporcionar práticas de bem-estar para os servidores públicos do órgão.

Idealizado na tipologia de contêiner, o projeto multifuncional é destinado a práticas de bem estar como ginastica laboral, yoga, meditação, descanso pós-almoço, massagem quick e restabelecimento da saúde física e mental, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho saudável para reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse durante as horas de expediente.

“Desenvolvemos alguns protótipos nesse mês com resultados positivos e como a gente já tem uma previsão de fonte financiadora, ele tem tudo para ser implementado e alcançar os resultados que são planejados, que é qualidade de vida e bem-estar para nossos servidores”, destaca Andrea Diniz, líder da equipe.

Em segundo lugar ficou o projeto “Íris Assistente Virtual”- também da Politec- uma solução tecnológica visando reduzir o tempo médio de resposta da ouvidoria da órgão, que pode beneficiar tanto os servidores quanto os usuários dos serviços ofertados por eles.

Desenvolvido inteiramente pela equipe e de baixo custo, trata-se de um robô de bate-papo (chat-bot) que pretende interagir com o usuário e reduzir o tempo de respostas para as solicitações de informações com respostas programadas.

“Ele foi equipado com cinquenta e duas perguntas. Então ele sabe explicar algumas funcionalidades básicas, como cadastro e protocolo. Ele dará orientações relacionadas a isso. Em outro momento ele pode ser equipado com outras funções”, pontua o líder da equipe da Politec, Jaime Trevizan.

Em terceiro lugar ficou a “Sala de Conversa PSI”, da servidora Midiã Ferreira da Secretaria de Saúde. O projeto visa promover a saúde mental dos servidores no Complexo Regulador de Saúde do Estado de Mato Grosso (SUREG/SES-MT) através da conversa e escuta ativa.

Por meio de uma sala reservada para acolhimento dos servidores e com a presença de um profissional da psicologia, onde seriam acolhidas questões relativas ao trabalho, identificação de pontos críticos na comunicação interna e resolução de conflitos pontuais nas equipes. A perspectiva é de promoção à saúde, bem-estar psicossocial e qualidade de vida no trabalho.

“O projeto também inclui estimular a prática de atividade física dos servidores do Complexo Regulador, oferecer espaços adequados à produção de saúde mental e participar das campanhas de prevenção de doenças, de promoção, proteção, recuperação da saúde dos servidores”, explica Midiã.

Atividades esportivas

Também foram entregues os troféus e medalhas para as equipes vencedoras das categorias esportivas. Foram premiados no vôlei as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Planejamento e Gestão (Seplag) e Segurança Pública (Sesp), 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Equipe da Secel vencedora do campeonato de vôlei. Foto por: Cristiano Emanuel

Já os vencedores da Corrida da Inovação foram a Procuradoria Geral do Estado (PGE), 1ª colocada, e as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Fazenda (Sefaz), 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.

Equipe da PGE vencedora da corrida no Parque das Águas. Foto por: Cristiano Emanuel

Outubro Movimente

Idealizado pela Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sinova/MT em parceria com o MT Saúde, a 2ª edição do “Outubro Movimente – Ideias em Movimento” foi realizado em formato híbrido e gratuito, com painéis, oficinas, mentorias e um desafio de inovação em práticas públicas para os servidores. O evento acontece em outubro devido ao Dia do Servidor Público (28/10).

C

Fonte: mt.gov.br

COMPARTILHE!