Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Alemanha prende agente dos serviços secretos por espionagem para a Rússia

Alemanha prende agente dos serviços secretos por espionagem para a Rússia
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

As autoridades alemãs prenderam, na quarta-feira (21), um agente dos serviços secretos por suspeitas de espionagem para a Rússia. Segundo a agência de notícias Reuters, foram realizadas buscas à habitação e local de trabalho do detido, bem como de outra pessoa.

“O acusado é suspeito de traição estatal”, disse o Ministério Público alemão, citado pela Reuters. “Em 2022, compartilhou informações que obteve no decorrer do seu trabalho com uma agência de inteligência russa. O conteúdo é considerado um segredo de Estado”.

A detenção surgiu após o Serviço de Espionagem Federal da Alemanha (BND, na sigla original) ter aberto uma investigação interna. Segundo o chefe do BND, Bruno Kahl, o caso foi denunciado após as suspeitas do serviço se confirmarem. 

“Depois de o BND ter tomado conhecimento de um possível caso de traição, (…) lançou imediatamente extensas investigações internas”, disse Kahl, citado pela imprensa alemã. “Quando estas fundamentaram a suspeita, o Procurador-Geral Federal foi imediatamente chamado a intervir”.

O responsável frisou que a “contenção e a discrição” foram “muito importantes” no decorrer da investigação, uma vez que “cada detalhe desta operação que se tornasse público significa uma vantagem para este adversário na sua intenção de prejudicar a Alemanha”. “Com a Rússia, estamos lidando com um ator do lado oposto, cuja falta de escrúpulos e vontade de usar a violência temos de ter em conta”, disparou.

Em 2014, um outro funcionário do BND foi detido por suspeitas de traição e envio de informações para as agências de inteligência dos Estados Unidos da América. Foi condenado, em 2016, a oito anos de prisão.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/rss/mundo
Artigo extraído do site Notícias Ao Minuto

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE