Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Atletas surdos conquistam 5º lugar no campeonato nacional de futebol

Atletas surdos conquistam 5º lugar no campeonato nacional de futebol
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Atletas surdos conquistam 5º lugar no campeonato nacional de futebol

Participação na competição teve o apoio do governo do Estado

Rose Velasco
| Setasc/MT

Josi Dias

A equipe de surdos de Mato Grosso, composta por 23 atletas, conquistou o quinto lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo, realizado em Rio Bonito, no Rio de Janeiro, encerrado neste final de semana. Esta foi primeira participação mato-grossense na competição, que seus jogos contra o Maranhão e o Rio de Janeiro.

A equipe retornou ao Estado nesta terça-feira (13), em viagem de ônibus patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e contou com o acompanhamento de um interprete da Central de Interpretação de Libras (CIL), uma unidade especializada de atendimento ao público da Setasc/MT, além de uma fotografa que registrou as partidas para a Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso.

Para o presidente da Federação, Ademilson Dias de Oliveira, este é o primeiro campeonato da modalidade em que o Estado foi representado. “Foi um momento especial por ser a primeira parceria com o governo estadual, o que tornou possível a participação dos atletas”, destacou.

Esta parceria deve continuar nos próximos anos, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. “Estamos planejando um convênio com a Federação, para que tragam suas necessidades e objetivos, para que o Estado possa apoiar no desenvolvimento dessa prática esportiva especial. A pasta pode custear eventos e cursos para os atletas, além de fornecer o bolsa atleta, um auxílio financeiro para que o atleta continue na carreira esportiva”, destacou.

A Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, também reforçou o apoio da Setasc à Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso.

“A pasta atendeu a um pedido da Federação para apoiá-la nesse campeonato nacional e isso é uma forma de inclusão social, por meio do esporte. A Setasc designou um intérprete de libras para acompanhar a equipe durante a viagem e a competição, para que pudessem ter apoio em suas necessidades de diálogo, além de garantir o registro fotográfico da competição” disse a secretária.

C

Fonte: mt.gov.br

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE