Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Papa emérito Bento XVI tem condição de saúde estável, diz Vaticano

Papa emérito Bento XVI tem condição de saúde estável, diz Vaticano
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

O papa emérito Bento XVI, de 95 anos, está em condição estável nesta sexta-feira, 30, depois de sofrer um declínio do quadro de saúde recentemente. Ele participou na quinta-feira de uma missa privada em seu quarto, informou o Vaticano, enquanto os fiéis em Roma se preparavam para honrar “este último trecho de sua peregrinação”.

O Vaticano forneceu um novo boletim médico na tarde desta sexta dizendo que foi a segunda noite em que o papa conseguiu descansar bem. “Ele também participou da celebração da Santa Missa em seu quarto ontem (quinta-feira, 29) à tarde”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado. “No momento, sua condição é estacionária.”

Na quarta-feira, 28, o Papa Francisco revelou que seu antecessor estava “muito doente” e foi vê-lo em sua casa nos Jardins do Vaticano. Francisco pediu orações por Bento, resultando em uma série de mensagens de solidariedade de católicos comuns e cardeais.

Em 2013, Bento XVI se tornou o primeiro papa em 700 anos a renunciar, dizendo que não tinha mais força física ou mental para liderar a Igreja Católica, que reúne cerca de 1,2 bilhão de devotos. Sua renúncia abriu caminho para a eleição de Francisco.

Bento escolheu viver sua aposentadoria em reclusão em um mosteiro convertido no Vaticano, onde está sendo atendido por uma equipe de médicos e sua família papal de longa data: seu secretário, monsenhor Georg Gaenswein, e algumas mulheres consagradas que cuidam das atividades domésticas.

Mais tarde nesta sexta-feira, o cardeal vigário de Roma, o cardeal Angelo De Donatis, celebraria uma missa especial em homenagem a Bento na Basílica de São João de Latrão, tecnicamente a antiga catedral de Bento em sua qualidade de bispo de Roma.

Segundo o livreto litúrgico divulgado pelo gabinete de De Donatis, a missa abre e encerra com orações especiais pelo pontífice aposentado.

Uma das orações iniciais diz: “Que o Senhor o sustente e console com a sua presença neste último trecho da sua peregrinação, para que seja testemunha de Cristo que vence também no sofrimento, continuando a oferecer-se pelo bem da Igreja.”

Bento XVI indicou que, quando morrer, gostaria de ser enterrado na cripta da gruta sob a Basílica de São Pedro, outrora ocupada pelo túmulo de São João Paulo II, que foi transferido para o andar de cima da basílica principal nos últimos anos.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/rss/mundo
Artigo extraído do site Notícias Ao Minuto

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE