Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Lula irá ao Uruguai depois de visitar Argentina em 1ª viagem na Presidência

Lula irá ao Uruguai depois de visitar Argentina em 1ª viagem na Presidência
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) – Depois de ir à Argentina, em sua primeira viagem após o retorno à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai a Montevidéu, no Uruguai, informou o Itamaraty nesta sexta (5).

Lula irá ao país comandado pelo centro-direitista Luis Lacalle Pou em 25 de janeiro após dois dias em Buenos Aires. O Ministério das Relações Exteriores uruguaio disse que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e seu homólogo no país vizinho estão acertando os detalhes.

Desde que Vieira anunciou que Lula iria à Argentina, onde se encontrará com o presidente Alberto Fernández, um de seus principais aliados na região, cogitava-se a possibilidade de uma visita ao Uruguai, confirmada após o convite oficial feito por Lacalle Pou.

No país, Lula também tem laços com o ex-presidente José “Pepe” Mujica, que participou de sua campanha para o Palácio do Planalto e veio à posse a convite do próprio Lacalle Pou -o também ex-presidente Julio María Sanguinetti os acompanhou em Brasília, em uma comitiva pluripartidária.

Nesta quinta-feira (5), o Itamaraty também anunciou o retorno do Brasil à Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), integrada, entre outros, por Argentina e Uruguai.

O país havia se retirado do colegiado em janeiro de 2020, no segundo ano de governo de Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, a gestão do ex-presidente afirmou que o bloco tinha poucos efeitos práticos e que era composto por ditaduras, como Venezuela e Cuba.

Criada em 2010, no final do segundo governo Lula, a Celac é uma organização internacional em que os países da região se articulam sem a participação de Estados Unidos e Canadá.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/rss/mundo
Artigo extraído do site Notícias Ao Minuto

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE