Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Prefeitura de Guarantã implanta melhoramento genético que vai fortalecer também exportação de carne

Prefeitura de Guarantã implanta melhoramento genético que vai fortalecer também exportação de carne
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A prefeitura de Guarantã do Norte (230 km de Sinop) assinou, no início da semana, o convênio com a Confederação da Agricultura Familiar (Conafer) para a implantação do programa Mais Pecuária Brasil, com tecnologias de melhoramento genético para os pequenos produtores. O objetivo é garantir a 100 famílias o acesso a inseminação artificial com sêmens de touros de alta genética e auxílio de profissionais especializados na área, de maneira gratuita.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Valéria Ribeiro, explicou ao Só Notícias, que o auxílio do programa impulsionará o mercado agropecuário de Guarantã, que hoje tem como principal produto de exportação a carne bovina. “Manifestamos interesse em participar, dada a relevância que a melhoria genética tem para que possamos ter rebanhos de qualidade em nosso município”.

Segundo Valéria, os produtores poderão contar com auxílio da médica veterinária, Renata Loren, que acompanhará todo o processo de desenvolvimento. “É para que os produtores de pequeno porte possam ter seus rebanhos melhorados e, com certeza, a inserção de mais esse programa aumentará a renda dos produtores, as condições socioeconômicas e o valor da cadeia produtiva no município”, explicou a secretária.

Para participar, os pequenos pecuaristas que estão na agricultura familiar devem ir até a secretaria, onde a equipe técnica explicará os pré-requisitos a serem atingidos pelos pecuaristas para que possam receber a equipe especializada que realizará as aplicações e acompanhamento do rebanho. É necessário que propriedade tenham um local para realização da contenção dos animais para que seja feita a inseminação. Também é importante que os animais tenham bom escore corporal, além de boas condições para que o gado seja mantido bem nutrido e de acordo com as especificações veterinárias corretas.

O programa “Mais Pecuária Brasil” teve início em março de 2021, com objetivo de levar até pequenos pecuaristas o acesso as novas tecnologias de melhoramento genético e inseminação artifical, um dos fatores decisivos para a evolução econômica do setor, trazendo o diferencial competitivo. Com isso, é possível aumentar em até 14 vezes os lucros, facilitação de cruzamento entre as raças e teste de progênie, traz maior controle de DSTs, entre outros benefícios.

Conforme Só Notícias já informou, a carne de Guarantã do Norte foi o principal produto vendido para clientes em vários países, de janeiro até dezembro, US$ 54,77 milhões (R$ 290 milhões).

Fonte: https://www.sonoticias.com.br/category/agronoticias
Artigo extraído do site Só Notícias

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE